Câmara aprova projeto que concede área para Equoterapia

07/07/2010 00:00

Câmara aprova projeto que concede área para Equoterapia

A Associação Mineira de Equoterapia (AME), através de Projeto de Lei 131/10, recebeu o direito de uso de área pública para edificar sua sede. A área cedida pela prefeitura, fica nas mediações do Horto Florestal e mede 33.806m². O vereador Cléber Cabeludo, que trabalhou junto ao Executivo para conseguir a concessão, ressaltou o trabalho da equipe que elaborou o projeto. Ele também afirmou que não ficaria restrito a concessão, pois tinha intenção de auxiliar a entidade a construir a sede.
O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão que também desenvolveu ações em prol AME, explicou que tinha pedido algumas melhorias para a associação, mas que não puderam ser contempladas na Lei, no entanto, segundo Borjão, o prefeito garantiu apóio as reivindicações do vereador para a entidade. Os vereadores João Gilberto Ripposati e José Severino Rosa, destaracam a importância da associação para a sociedade.
A entidade atende pessoas portadoras de diversas patologias, sejam neurológicas ou ortopédicas. Foi fundada em janeiro de 1998, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, por iniciativa de Irene Flausino. É uma sociedade civil, de característica filantrópica, terapêutica, educativa, cultural, desportiva e assistencial, sem fins lucrativos, reconhecida e declarada como entidade de utilidade pública municipal.
A AME é filiada a ANDE (Associação Nacional de Equoterapia) desde 2005, cuja finalidade é contribuir para a reabilitação, habilitação, educação, inserção social e inclusão de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais, mediante a prática de equoterapia. Atende instituições beneficentes como Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Associação de Crianças Deficientes (ACD).