Câmara aprova projeto que cria o Programa de Educação Empreendedora, Cooperativista e Financeira na Rede Municipal de Ensino.

05/02/2018 13:50

Foi aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (05), o PL 460/17, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Educação Empreendedora, Cooperativista e Financeira nas escolas municipais de Uberaba.

A chefe do departamento de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Gleicemar Barcelos e a Coordenadora do Projeto Grupos de Liderança, profª Mara Mariano, acompanharam a votação do projeto. Gleicemar informou que o programa já está funcionando desde 2014. Estavam dependendo da aprovação do projeto para buscar as parcerias da iniciativa privada.

O vice-líder do prefeito na CMU, vereador Rubério Santos (PMDB), ressaltou que PL dá amparo legal para futuras parcerias com empresas. Informou que, do programa Educação Empreendedora, já aconteceram três feiras em Uberaba: uma na Expocigra, outra na Praça Dom Eduardo e a de 2017 foi realizada na Praça da Abadia.

Rubério ressaltou a importância do programa, que, segundo ele, além de levar a inclusão social aos alunos, favorece a geração de renda. “Através da educação empreendedora, as crianças descobrem dons e profissões e dali podem surgir grandes profissionais” disse o vereador. Acrescentou ainda, que a criança não poderá trabalhar, mas, certamente, levará as propostas de empreendimentos aos pais, o que possibilitará mais renda para a família.

Franco Cartafina (PHS) destacou que quanto mais cedo dar oportunidades aos jovens para reflexão e abrir portas para o conhecimento, mais cedo descobrirão o caminho profissional que querem seguir. “Temos que descobrir os talentos destes jovens. Se a educação não conseguir estimular estes talentos, os mesmos ficarão guardados e certamente não teremos um profissional que poderá ser expert em alguma área específica”, argumentou. Para o vereador, outro grande benefício do Programa, é preparar os jovens para o mercado de trabalho, “eles sairão aptos para trabalharem”, finalizou Franco.

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação da CMU