Câmara aprova projetos de doação de área

18/09/2014 00:00

Dos quinze projetos da pauta da reunião ordinária de quinta-feira (18), nove foram de doações de áreas e estímulos tributários às empresas uberabenses. Entre elas, os vereadores aprovaram uma área de 2.135,00 m² (PL 226), localizada no Distrito Industrial II, a ‘Só Minas Indústrias de Panificação’, empresa tradicional na fabricação de pão de alho recheado, que irá gerar 40 empregos diretos e 80 indiretos. O investimento estimado da obra será de R$ 2 milhões e a previsão de faturamento anual de será de R$ 12 milhões.

A empresa fica obrigada a doar ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico a quantia de 50% do valor total da área, avaliada em R$ 79.720,90. Como forma de incentivo o município concederá isenção do recolhimento do IPTU da referida área, pelo prazo de cinco anos.

O vereador Franco Cartafina (PRB) ressaltou que a empresa está no mercado de Uberaba há 09 anos e seus produtos estão circulando em mais de 2000 municípios e em breve quatro Estados do país estarão comercializando o pão de alho uberabense. Acrescentou que desde agosto a ‘Só Minas’ conquistou o direito de usar a bandeira do grupo Pão de Açúcar nos seus produtos, que serão vendidos nas 667 lojas do grupo, "fato que nos enche de orgulho, pois não só irá gerar mais empregos para a cidade, mas levará o nome de Uberaba a diversas cidades brasileiras", argumentou.

A vereadora Denise Max – Denise da Supra (PR) pediu ao proprietário Gustavo Mendonça, presente na reunião, que destinasse um determinado número de vagas da empresa às mulheres uberabenses. Gustavo esclareceu que atualmente 99% dos funcionários da ‘Só Minas’ é do sexo feminino. Aproveitou para informar que na categoria pão de alho a ‘Só Minas’ é a única que tem o selo de qualidade ISO.

A empresa de fabricação de esquadrias metálica ‘Denir Marques de Souza’ foi outro empreendimento também beneficiado com uma área de 980m² (PL228), sendo que parte está localizada em área institucional do loteamento Ipanema e em parte no Minidistrito Vallim de Mello.

O investimento previsto é de R$ 178,5 mil, com previsão de faturamento anual de R$ 480 mil. Irá gerar oito empregos diretos e dois indiretos. Assim como nas outras doações de áreas, a empresa ficará obrigada a doar ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico o equivalente a R$ 149.234,40, referente a 70% do valor total da área do Minidistrito Vallim de Mello da área de equipamento comunitário. Em contrapartida o município concederá isenção do recolhimento do IPTU pelo prazo de 3 anos divididos em 2 etapas.

O plenário aprovou também a doação de uma área 4.000,00 m² (PL 220/14) à empresa Nasman Indústria, Comércio e Construções, no DI II, que está no mercado desde 1.999 prestando serviço de engenharia civil em geral e de sinalização viária. Marcelo Zaidan, proprietário da empresa, que acompanhou a votação do projeto, informou que hoje, somente em Uberaba, a Nasman emprega 390 funcionários e a empresa está presente em três estados brasileiros prestando serviço de sinalização de trânsito. Disse que na área doada pelo município será construído um novo anexo para a fabricação de estruturas metálicas, placas de trânsito e tachas prismáticas.

Segundo o projeto aprovado pelos vereadores, o investimento da obra foi estimado em R$ 3,1 milhões, com previsão de faturamento anual de R$ 3,6 milhões e irá gerar 50 empregos diretos e 10 indiretos. Em contrapartida, a empresa ficará obrigada a doar ao Fundo Municipal de Amparo ao Crédito Populara importância de R$ 24 milenquanto que o município concederá isenção do recolhimento do IPTU, pelo prazo dez anos.

Outro projeto (224/14), também aprovado pelo Plenário, que desafeta e concede o direito real de uso de uma área de 12,50m², à empresa Algar Telecom, localizada no Parque Municipal Jacarandá, destinada a instalação de novo modelo de caixa de linhas de telefone. O líder do prefeito Kaká Se Liga (PSL), informou que no ano de 2000 parte da área foi doada à empresa e devido a uma nova tecnologia a ser implantada é preciso que o terreno seja ampliado, para oferecer melhoria no atendimento de telefonia fixa e banda larga àquele setor da cidade. Kaká ressaltou que com a implantação de novo sistema, algumas áreas doadas anteriormente ao Grupo Algar para este fim, não serão mais utilizadas, sendo assim retornarão ao patrimônio do município. O Líder do Governo destacou que a obra não irá gerar nenhuma obrigação por parte do município com reparos ou manutenção.

Departamento de Comunicação