Câmara aprova Semana da Educação Física

13/02/2019 14:24

Através da iniciativa do vereador Alan Carlos da Silva (Patri), a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (13) a instituição da Semana da Educação Física no Município. O objetivo é de que as atividades sejam realizadas anualmente, na primeira semana do mês de setembro.

O autor do projeto falou sobre a importância do profissional para auxiliar na prática de exercícios, seja nas academias, nas praças ou nos projetos sociais. Para o vereador, é muito importante agregar valor aos temas relacionados a saúde no Município, assim como a inserção dos profissionais nos programas de atenção social.

Alan Carlos lembrou, ainda, o quanto é prejudicial para a saúde dos idosos que ficam dentro de casa, sem atividades físicas, além de jovens que estão tendo problemas posturais por causa do uso excessivo de celulares. “É preciso valorizar os profissionais da educação física”, afirmou o parlamentar, lembrando que o projeto abrange os profissionais de educação física, bacharéis e licenciados.

O projeto recebeu o apoio dos demais vereadores. Almir Silva (PR) parabenizou o colega pela proposta, destacando que a educação física sempre foi muito desvalorizada, e que recentemente até cogitou-se tirá-la da grade curricular.

“Não adianta ficar instalando academias, sem profissionais para orientar”, avaliou Almir, lembrando que a equipe da Fundação de Esportes trabalha bem, mas com equipe reduzida. Alan Carlos concordou que o Município poderia fornecer profissionais para auxiliarem os usuários das academias nas praças em alguns horários.

A intenção do vereador é que sejam desenvolvidas amplas ações de incentivo ao esporte e a prática de atividades físicas, com a fomentação de hábitos saudáveis de vida e demonstração sobre a importância da prática esportiva e de exercícios na qualidade de vida da população.

“A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças”, acrescentou Alan Carlos.

Com a aprovação do projeto, a Semana da Educação Física passa a fazer parte do Calendário Oficial do Município.

Reuniões - O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (13) um Projeto de Resolução que alterou as datas das reuniões ordinários do mês de março. Ao todo são realizadas mensalmente oito sessões.

Com as alterações, as reuniões vão acontecer nos dias 11, 12, 13, 14, 25, 26, 27 e 28 de março.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU