Câmara entrega certificado Livro de Honra ao Mérito da Educação

18/09/2012 00:00

Câmara entrega certificado "Livro de Honra ao Mérito da Educação"
A primeira reunião ordinária da semana transformou-se em solene para a entrega do certificado "Livro de Honra ao Mérito da Educação" aos oito professores da rede municipal e estadual de ensino, incluindo a UNIUBE.
Selecionados entre seus pares, foram homenageados Professora Aparecida das Graças Cintra, do Centro Estadual de Educação Continuada de Uberaba; professora Maria José de Almeira Costa, da Escola Estadual "Professor Alceu Novaes"; Professora Patrícia Oliveira, da Escola Estadual América; professora Ana Maria Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil "Angela Beatriz Bonádio Alves"; professora Regina Melo, da Escola Municipal "Professor Anízio Teixeira"; professora Renata Nunes, do Centro Municipal de Educação Infantil "Diego José Ferreira de Lima"; professor Décio Bragança Silva e Valter Machado da Fonseca, ambos da Universidade de Uberaba.
O presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Marcos Genari Mariano, agradeceu a iniciativa do vereador Professor Godoy (PTB) que viabilizou junto aos seus pares a possibilidade de cada profissional ser escolhido de forma democrática pela escola. Ele ainda escolheu duas personalidades da educação para estender a homenagem a todos os outros escolhidos. "Professor Valter, que teve na sua história de vida uma preocupação não só com o aprender, mas com a participação em movimentos sociais. É uma pessoa que usa transporte coletivo com o objetivo de conhecer o meio social e valorizar a natureza. Já Décio Bragança tem para nós a mesma importância que Paulo Freire tem para o Brasil", enalteceu.
Sônia Monte, diretora do SindUte, recordou que todos são exemplos dentro do trabalho árduo que é educar. "Nada mais justo que demonstrar nosso reconhecimento, mesmo quando nossa classe não é valorizada. Sem vocês, nosso país não iria evoluir". Por sua vez, Adislau Leite, presidente do Sindemu, garantiu que essa homenagem deveria ser estendida a todos os educadores, pois é conhecedor da causa pela melhoria da educação.
O orador representante dos homenageados, Décio Bragança, nascido em Itapira, em 1950, revelou que seus pais, "para purgar os pecados do passado", deram uma educação muito rígida aos nove filhos. "Aos 12 anos, fui para o Seminário, queria ser padre capuchinho. O estudo também era de muito rigor. Éramos analisados e os mais comunicativos começavam a dar aulas para as turmas anteriores. Assim aconteceu comigo e digo que foi a minha verdadeira formação. Nesse ano, completo 50 em sala de aula e gostaria de ter mais 50 anos nela", contou enquanto pontuava sua trajetória de vida e agradecia por todos os alunos que teve.
Para o presidente Luiz Dutra (PDT), ao iniciar seu discurso, citou que ensinar é aprender duas vezes. "Nossos cumprimentos aos homenageados. Em nome deles estendo minha homenagem àqueles que dedicam seu tempo e conhecimento para os ávidos de ensinamento. Ensinar é formar pessoas não somente com potencial intelectual, mas também fortes emocionalmente. E, para isso, não basta ter licenciatura ou qualquer outro diploma de nível superior. Não bastam os conhecimentos específicos e o domínio da técnica, é preciso sabedoria", disse.