Câmara entrega Comenda Markito

10/09/2009 00:00

Compartilhar

Câmara entrega Comenda Markito

Instituída há sete anos pela Câmara Municipal de Uberaba, a Comenda Markito será realizada nesta sexta-feira (11), no salão nobre “Vereador Mário de Assis Guimarães”. Concedida anualmente, a comenda, que tem como símbolo uma tesoura, foi criada através da Lei 8.447, através de iniciativa do ex-vereador Elmar Goulart. A condecoração é destinada a homenagear pessoas que hajam contribuído de forma benemérita para promoção da arte, cultura e da moda, no âmbito do município de Uberaba.
A escolha dos homenageados acontece através de uma comissão temporária, constituída por decreto, que este ano homenageará com a comenda, Ataliba Guarita Neto (in memorian), Frank Lemes do Prado e Janaína de Castro.  A Reunião Solene de entrega da Comenda Markito acontece a partir das 19h30.
O estilista - Marcos Vinícius Resende, mais conhecido no mundo da moda como Markito, ficou famoso no Brasil e no exterior por criar uma moda glamourosa, lançando vestidos sensuais em jersey e paetês, com a tendência dos anos 1980, na chamada era Disco. As peças produzidas pelo estilista, completadas pelo trabalho das bordadeiras de Uberaba, eram exportadas para os Estados Unidos, projetando o nome da cidade internacionalmente.
Os homenageados

Ataliba Guarita Neto - “Uberabense da gema”, expressão do próprio homenageado, citado sempre como barrista número 1 – ao que ele sempre acrescentava “disto muito me orgulho” – Ataliba Guaritá Neto herdou o nome do seu avô paterno. Filho do comerciante Luiz Guaritá e da professora Nilza Marquez Guaritá, nasceu e foi registrado no dia 27 de junho de 1924. Com um invejável apelo familiar, ele estudou no Colégio Marista Diocesano do 2º ano primário até o 5º ano do curso ginasial, quando se recebia o diploma que dava direito aos vestibulares.
Depois foi para o Rio de Janeiro estudar no Colégio Andrews, na Praia de Botafogo. Apaixonado por futebol, jogou pelos amadores e aspirantes do Fluminense, levado pelas mãos de Alaor Prata e Hugo Fracarolli. Mas seus pais não admitiam que o filho se tornasse um profissional de futebol e o trouxeram de volta para Uberaba. Ele foi trabalhar na casa comercial de seu pai, a Casa Guaritá, do ramo de ferramentas, na rua Artur Machado. Mesmo assim Netinho continuou jogando futebol, defendendo o Uberaba Sport e o Independente nas fases áureas dos times uberabenses. Casou-se em 1948 com Maria Cornélia Borges Guaritá, com quem teve dois filhos: Dulce Helena Guaritá Bento, casada com o médico José Fernando Borges Bento, e o engenheiro Luiz Guaritá Netto, que lhe deram seis netos: Marcelo, Maria Fernanda, Rafael, Bernardo, Camila e Rodrigo.
Abraçando a carreira de comunicador, começou na Rádio Sociedade, onde se dedicou por mais de 50 anos. Depois, Raul Jardim o levou para o jornal Lavoura & Comércio, onde também trabalhou por mais de meio século. No dia 9 de fevereiro de 1955, iniciou a coluna diária Observatório, que foi a segunda (por antiguidade) do Estado de Minas Gerais, só perdendo para o de Wilson Frade, em Belo Horizonte. Netinho atuou como diretor do Jockey Club de Uberaba, onde fundou e lançou as Olimpíadas Joqueanas. O clube fez questão de homenageá-lo anos depois, outorgando-lhe o título de Personalidade Joquenana, em noite de gala no salão nobre da Praça Rui Barbosa.   
Foi o primeiro apresentador de programas ao vivo em nossa região, com “Brasil é Samba, Política, Futebol e Mulher”, na TV Triângulo (hoje TV Integração). Depois, apresentou vários programas de esporte e política, desde os tempos da TV Tupi até a TV Regional. Para completar a equipe da Rede Tupi de Televisão, Netinho trabalhou como comentarista na Copa do Mundo de 78, na Argentina. Como comunicador, participou sempre de campanhas altruístas e apresentador de festas beneficentes, apoiando os clubes e serviços de nossa cidade. Valorizou os filhos desta terra até setembro de 2000, ano em que faleceu. Ataliba Guarita Neto foi um cidadão sempre pronto para o dever de cidadania.  

Frank Lemes do Prado - Nascido em 26 de março de 1971, em Paranaiguara, Estado de Goiás, filho de Mercedes Alexandre Prado e Jamil Alexandre Campos. Especializou-se em moda, costura, moulage e modelagem italiana, adquirindo experiência profissional em aulas de moda exercidas na Universidade de Uberaba, curso técnico de Moulage. Em 2001 participou da restauração de peças indumentária de religiosos e no ano seguinte fez curso de Moda e Figurinista pelo Senac.  O estilista também formatou e confeccionou a Apostila de Artes para a Escola de Artes Doutor Odilon Fernandes em 2002.
Antes disso, em 1999, Frank Prado foi convidado a expor suas peças na Canning House 2 Belgrarie Square, Londom SW1X8PJ, com apoio da Embaixada Brasileira Realizada em Londres, Inglaterra.Também já atuou como colaborador em revistas de moda, como a Capricho (Editora Abril) e Revista Voilá.
Tem participação na feira de Artes Intinerantes Mercado Mundo Mix São Paulo.
Recebeu um troféu de melhor estilista consecutivamente no ano de 1998 e 1999.
Atualmente exporta suas peças para Tóquio, no Japão, para a loja da estilista Adriana Yoshida. Mantém há 18 anos ateliê de alta costura em Uberaba.
 
Janaína de Castro - Graduada em Belas Artes pela Escola Guignard em Belo Horizonte. Com formação em Ballet Clássico, Moderno, Jazz e Repertório de 1982 a 1994. Integrou a Companhia de Dança Pavilhão D, em 1994. De 1995 a 2000 fez parte bailarina da Companhia de Dança de Minas Gerais – Palácio das Artes, trabalhando com vários coreógrafos como Luiz Arrieta, Tíndaro Silvano, Roberto de Oliveira e Luiz Mendonça.
De 2000 até os dias de hoje, integra o Grupo Corpo Companhia de Dança, realizando performances em vários países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Luxemburgo, Islândia, Líbano, Chile, Argentina, Uruguai, Singapura, Coréia do Sul, Taiwan, Macau, Japão e Israel.
Janaína já administrou workshops sobre a linguagem coreográfica do Grupo Corpo em varias Universidades nos USA, França e Canadá. Paralelamente ao trabalho junto ao Grupo Corpo, realizou residência na Universidade Tulane na cidade de New Orleans, Louisiana (USA), em janeiro de 2007, ministrando aulas de ballet clássico e contemporâneo. Desenvolveu também trabalhos como figurinista, tendo assinado figurino para coreografia de Diogo de Lima e Luciana Bahia no ano de 2006.
A homenageada também foi titular do Prêmio de Bailarina Desempenho Técnico no Festival de Dança de Bento Gonçalves e Prêmio Especial do júri, no Festival de Mídias Móveis – Telemig Celular (Artemov) com o vídeo SENS.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados