Câmara entrega Medalha Zumbi

03/12/2009 00:00

Câmara entrega Medalha Zumbi

Na próxima quinta-feira (dia 3), a Câmara Municipal de Uberaba vai entregar a Medalha Zumbi a 22 personalidades que se destacaram nas manifestações da cultura afro-brasileira. A Resolução 675, de 1988, instituiu a Medalha, inicialmente entregue no mês de maio, em comemoração ao Centenário da Abolição da Escravatura. Na época o vereador João Batista da Cruz era o presidente da CMU.
Sete anos depois (1995), durante a legislatura do então presidente Heli Geraldo de Andrade, a Resolução 1.050 mudou a entrega da Medalha para o mês de novembro, passando a comemorar os 300 Anos de Zumbi dos Palmares. No mesmo ano ficou definido que a concessão passaria a acontecer no período de quatro em quatro anos, durante o primeiro ano de legislatura.
Ficou determinado, ainda, através da Resolução 2.251, que as pessoas agraciadas seriam escolhidas pela Câmara (14) Conselho de Integração e Participação da Cultura Afro-Brasileira (seis) e Fundação Cultural de Uberaba (três), mudando apenas a quantidade de homenageados apontados por cada um. Na sequência os nomes são homologados pela CMU. A última resolução (2.266, de outubro de 2005), apenas retirou a especificação de que as personalidades deveriam ser residentes em Uberaba.
A solenidade vai acontecer no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, localizado no Centro Administrativo Ataliba Guarita Neto, rua Dom Luís Maria Santana, 141, bairro Santa Marta, a partir das 19h30.
Este ano serão homenageados:

Admilson Honorato
Benedito Sebastião de Sousa Coelho