A Câmara Municipal de Uberaba elegeu hoje (10) as 18 comissões que integram o Legislativo, durante a primeira Reunião Ordinária de 2014. Cada vereador poderia votar em até quatro membros, sendo que cada Comissão é formada por presidente, relator, vogal e suplente.

A primeira Comissão votada foi a de Justiça, Legislação e Redação, com cinco candidatos a presidência. O vereador Cléber Humberto de Souza Ramos – Cléber Cabeludo afirmou que tinha a intenção de participar apenas desta Comissão. O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende então decidiu retirar seu nome e pediu votos para o colega. Também demonstraram interesse pela presidência da Comissão os vereadores Franco Cartafina, João Gilberto Ripposati, Denise Max e Samuel Pereira.

Após a votação, um empate aconteceu entre Samuel e Ripposati, que tiveram nove votos cada. Nesta situação o mais velho assume a função, no caso o vereador Ripposati. Samuel ficou como vice, Franco como Vogal e Cléber Cabeludo será o suplente.

Para a Comissão de Orçamento e Finanças, após consenso entre os vereadores, ficou composta da seguinte forma: Presidente – Afrânio Cardoso de Lara Resende (Pros); relator – Samuel Pereira (PR); vogal – Edcarlo Carneiro – Kaká Se Liga (PSL) e suplente – Marcelo Marchado Borges – Borjão(DEM).

Já a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a presidência ficou para João Gilberto Ripposati (PSDB); relator Luiz Dutra (SDD); vogal Paulo César Soares (SDD) e suplente Marcelo Marchado Borges – Borjão (DEM).

Para a Comissão de Educação e Cultura, em comum acordo, o vereador Edcarlo Carneiro – Kaká Se Liga foi indicado presidente; Luiz Dutra, relator; Franco Cartafina (PRB) como vogal, e Marcelo Marchado Borges – Borjão suplente.

Não houve consenso para a formação da Comissão de Desenvolvimento Social, portanto ocorreu votação para a sua composição. Os vereadores Edmilson de Paula (PRTB) recebeu 8 votos; Paulo César Soares – China e Ismar Vicente dos Santos (PSB), também 8 votos e Luiz Dutra, 6 votos. Como houve empate, a presidência da comissão ficou para o vereador mais velho, Paulo César Soares, da mesma forma o relator ficou o vereador Ismar Marão; Edmilson de Paula ocupou o cargo de vogal e Luiz Dutra, suplente.

Já na Comissão de Infraestrutura também não houve acordo entre os vereadores candidatos ao cargo, portanto a comissão foi formada através de votação. Vereadores Edmilson de Paula, Ismar Marão e Luiz Dutra tiveram 10 votos e João Gilberto Ripposati, 9 votos. Como houve três empates,venceu o vereador mais velho e assim ficou composta a comissão: presidente – Luiz Dutra, relator – Edmilson de Paula, vogal – Ismar Marão e suplente – JoãoGilberto Ripposati.

Na Comissão de Desenvolvimento Econômico, em comum acordo, a presidência foi para João Gilberto Ripposati, relator Kaká Se Liga, vogal Edmilson de Paula e suplente Ismar Marão.

Na Comissão de Saúde, Marcelo Machado Borges – Borjão ficou na presidência; Kaká Se Liga, relator; Edmilson de Paula vogal e Ismar Marão, suplente.

Por decisão dos vereadores candidatos à comissão de Saúde e Saneamento, Marcelo Machado Borges – Borjão assumiu a presidência; Franco Cartafina, relator, Ismar Marão, vogal e Denise Max – Denise da Supra(PR), suplente.

Quanto à Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher o vereador Samuel Pereira ficou na presidência, enquanto que a vereadora Denise Max assumiu como relatora, Afrânio Cardoso de Lara Resende vogal e como suplente Luiz Dutra.

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público ficou composta da seguinte forma, também por consenso dos vereadores candidatos: Presidente – Edmilson de Paula, relatora – Denixe Max,  vogal – Afrânio Cardoso de Lara Resende e suplente – Marcelo Marchado Borges – Borjão.

Já a Comissão de Segurança Pública, os vereadores Afrânio, Luiz Dutra e Ismar, por estarem ligados de forma direta com a segurança pública, fizeram questão de participar da comissão. Os demais parlamentares não se opuseram e assim ficou composta: Afrânio Cardoso de Lara Resende – presidente; Ismar Marão – relator, Luiz Dutra – vogal e João Gilberto Ripposati – suplente.

A Comissão de Fiscalização Alimentação e Nutricional foi para os vereadores Ismar Marão – presidente, Marcelo Marchado Borges – Borjão – relator, Afrânio Cardoso de Lara Resende – vogal e Denise da Supra – suplente.

Quanto à Comissão de Assistência aos Servidores Municipais, como já era esperado, ficou a presidência para o Marcelo Machado Borges – Borjão, relator Ismar Marão, vogal Edmilson de Paula e suplente João Gilberto Ripposati.

Também, por comum acordo, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio ficou assim constituída: presidente – JoãoGilberto Ripposati, relator – Franco Cartafina, vogal – Marcelo Borjão e suplente – Luiz Dutra

A de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os vereadores pediram a colaboração para que a vereadora Denise Max ocupasse a presidência. Atendido o pedido, a vereadora Denise Max ocupou o cargo de presidente, relator ficou para João Gilberto Ripposati, o vogal Paulo César Soares – China e Marcelo Borjão o suplente.

Franco Cartafina assumiu a presidência da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, Ismar Marão ficou como relator, Kaká Se Liga, vogal e Edmilson de Paula, suplente.

Já o vereador Samuel Pereira ficou como presidente na Comissão de Micro e Pequena Empresa, Edmilson de Paula o relator, Ismar Marão, vogal e Luiz Dutra, suplente.

A Comissão de Participação Popular, conforme determina o Regimento Interno obrigatoriamente deve ter um integrante da Mesa Diretora e um da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Assim ficou definida: presidente – Franco Cartafina, representando a CJLR, Afrânio Cardoso de Lara Resende assumiu como relator, Denise Max como vogal, representando a Mesa Diretora, e a suplência ficou para Ismar Marão.

Finalizando o vereador João Gilberto Ripposati pediu para que os vereadores integrantes das comissões não fiquem canalizados apenas para pareceres em projetos, mas que voltem seus olhares também para fiscalizar a cidade. "É isso que a população espera de nós", ressaltou.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020