Câmara formaliza comissões permanentes

10/02/2014 00:00

Compartilhar

A Câmara Municipal de Uberaba elegeu hoje (10) as 18 comissões que integram o Legislativo, durante a primeira Reunião Ordinária de 2014. Cada vereador poderia votar em até quatro membros, sendo que cada Comissão é formada por presidente, relator, vogal e suplente.

A primeira Comissão votada foi a de Justiça, Legislação e Redação, com cinco candidatos a presidência. O vereador Cléber Humberto de Souza Ramos - Cléber Cabeludo afirmou que tinha a intenção de participar apenas desta Comissão. O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende então decidiu retirar seu nome e pediu votos para o colega. Também demonstraram interesse pela presidência da Comissão os vereadores Franco Cartafina, João Gilberto Ripposati, Denise Max e Samuel Pereira.

Após a votação, um empate aconteceu entre Samuel e Ripposati, que tiveram nove votos cada. Nesta situação o mais velho assume a função, no caso o vereador Ripposati. Samuel ficou como vice, Franco como Vogal e Cléber Cabeludo será o suplente.

Para a Comissão de Orçamento e Finanças, após consenso entre os vereadores, ficou composta da seguinte forma: Presidente - Afrânio Cardoso de Lara Resende (Pros); relator - Samuel Pereira (PR); vogal - Edcarlo Carneiro - Kaká Se Liga (PSL) e suplente - Marcelo Marchado Borges - Borjão(DEM).

Já a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a presidência ficou para João Gilberto Ripposati (PSDB); relator Luiz Dutra (SDD); vogal Paulo César Soares (SDD) e suplente Marcelo Marchado Borges - Borjão (DEM).

Para a Comissão de Educação e Cultura, em comum acordo, o vereador Edcarlo Carneiro - Kaká Se Liga foi indicado presidente; Luiz Dutra, relator; Franco Cartafina (PRB) como vogal, e Marcelo Marchado Borges - Borjão suplente.

Não houve consenso para a formação da Comissão de Desenvolvimento Social, portanto ocorreu votação para a sua composição. Os vereadores Edmilson de Paula (PRTB) recebeu 8 votos; Paulo César Soares - China e Ismar Vicente dos Santos (PSB), também 8 votos e Luiz Dutra, 6 votos. Como houve empate, a presidência da comissão ficou para o vereador mais velho, Paulo César Soares, da mesma forma o relator ficou o vereador Ismar Marão; Edmilson de Paula ocupou o cargo de vogal e Luiz Dutra, suplente.

Já na Comissão de Infraestrutura também não houve acordo entre os vereadores candidatos ao cargo, portanto a comissão foi formada através de votação. Vereadores Edmilson de Paula, Ismar Marão e Luiz Dutra tiveram 10 votos e João Gilberto Ripposati, 9 votos. Como houve três empates,venceu o vereador mais velho e assim ficou composta a comissão: presidente - Luiz Dutra, relator - Edmilson de Paula, vogal - Ismar Marão e suplente - JoãoGilberto Ripposati.

Na Comissão de Desenvolvimento Econômico, em comum acordo, a presidência foi para João Gilberto Ripposati, relator Kaká Se Liga, vogal Edmilson de Paula e suplente Ismar Marão.

Na Comissão de Saúde, Marcelo Machado Borges - Borjão ficou na presidência; Kaká Se Liga, relator; Edmilson de Paula vogal e Ismar Marão, suplente.

Por decisão dos vereadores candidatos à comissão de Saúde e Saneamento, Marcelo Machado Borges - Borjão assumiu a presidência; Franco Cartafina, relator, Ismar Marão, vogal e Denise Max - Denise da Supra(PR), suplente.

Quanto à Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher o vereador Samuel Pereira ficou na presidência, enquanto que a vereadora Denise Max assumiu como relatora, Afrânio Cardoso de Lara Resende vogal e como suplente Luiz Dutra.

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público ficou composta da seguinte forma, também por consenso dos vereadores candidatos: Presidente - Edmilson de Paula, relatora - Denixe Max,  vogal - Afrânio Cardoso de Lara Resende e suplente - Marcelo Marchado Borges - Borjão.

Já a Comissão de Segurança Pública, os vereadores Afrânio, Luiz Dutra e Ismar, por estarem ligados de forma direta com a segurança pública, fizeram questão de participar da comissão. Os demais parlamentares não se opuseram e assim ficou composta: Afrânio Cardoso de Lara Resende - presidente; Ismar Marão - relator, Luiz Dutra - vogal e João Gilberto Ripposati - suplente.

A Comissão de Fiscalização Alimentação e Nutricional foi para os vereadores Ismar Marão - presidente, Marcelo Marchado Borges - Borjão - relator, Afrânio Cardoso de Lara Resende - vogal e Denise da Supra - suplente.

Quanto à Comissão de Assistência aos Servidores Municipais, como já era esperado, ficou a presidência para o Marcelo Machado Borges - Borjão, relator Ismar Marão, vogal Edmilson de Paula e suplente João Gilberto Ripposati.

Também, por comum acordo, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio ficou assim constituída: presidente - JoãoGilberto Ripposati, relator - Franco Cartafina, vogal - Marcelo Borjão e suplente - Luiz Dutra

A de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os vereadores pediram a colaboração para que a vereadora Denise Max ocupasse a presidência. Atendido o pedido, a vereadora Denise Max ocupou o cargo de presidente, relator ficou para João Gilberto Ripposati, o vogal Paulo César Soares - China e Marcelo Borjão o suplente.

Franco Cartafina assumiu a presidência da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, Ismar Marão ficou como relator, Kaká Se Liga, vogal e Edmilson de Paula, suplente.

Já o vereador Samuel Pereira ficou como presidente na Comissão de Micro e Pequena Empresa, Edmilson de Paula o relator, Ismar Marão, vogal e Luiz Dutra, suplente.

A Comissão de Participação Popular, conforme determina o Regimento Interno obrigatoriamente deve ter um integrante da Mesa Diretora e um da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Assim ficou definida: presidente - Franco Cartafina, representando a CJLR, Afrânio Cardoso de Lara Resende assumiu como relator, Denise Max como vogal, representando a Mesa Diretora, e a suplência ficou para Ismar Marão.

Finalizando o vereador João Gilberto Ripposati pediu para que os vereadores integrantes das comissões não fiquem canalizados apenas para pareceres em projetos, mas que voltem seus olhares também para fiscalizar a cidade. "É isso que a população espera de nós", ressaltou.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados