Câmara Municipal promove com o Senado Encontro Regional Interlegis

05/08/2015 09:03

Evento acontecerá no período de 28 de setembro a 2 de outubro e foi proposto pelo senador Antonio Anastasia

O ex-governador de Minas Gerais e atual senador da República, Antonio Anastasia estará em Uberaba no final do mês de setembro. A Câmara Municipal de Uberaba inicia preparação para a realização, em parceria com o Senado Federal, do Encontro Regional e Oficinas Interlegis, que, conforme proposta do senador Anastásia, acontece em Uberaba no período de 28 de setembro a 2 de outubro, em local ainda a ser definido.  O evento será dirigido a vereadores, assessores parlamentares, membros das administrações públicas municipais da região e ao cidadão de modo geral. O Legislativo municipal providenciará toda a estrutura do evento, assim como a logística, divulgação e inscrições dos participantes.

No primeiro dia acontecerá o Encontro Interlegis, com a presença do senador Anastasia, que vai falar sobre o Pacto Federativo. Na mesma data, outras duas conferências serão realizadas sobre a “Reforma Política – Voto Distrital e o Financiamento” - e ainda sobre “A Transparência no Legislativo, a Solução Web Interlegis”.  Nos demais dias acontecem oficinas sobre o Portal Interlegis, abordando o sistema de gerenciamento de conteúdos e o sistema de apoio ao processo legislativo.

O Programa Interlegis é uma ação de abrangência nacional e conduzido pelo Senado Federal há 18 anos e tem como objetivo promover a modernização e integração no Poder Legislativo. Dentre os serviços oferecidos estão o Portal na Internet (transparência), o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (tramitação de matérias e repositório de legislação) e a consultoria em revisão de regimento interno e Lei Orgânica. Mais de  três mil Câmaras Municipais são conveniadas com o Senado, incluindo o Poder Legislativo de Uberaba.

Segundo a diretora do departamento de Comunicação da Câmara Municipal, jornalista Ge Alves, conforme já manifestado pelo presidente Luiz Humberto Dutra (SD), a intenção é ter relação mais próxima possível com o Programa Interlegis, que poderá dar grande contribuição à Escola do Legislativo, instituição a ser implantada ainda no segundo semestre deste ano no Âmbito da CMU. Ela diz que o evento de setembro vem abrir caminho para o fortalecimento desta parceria antevendo a instalação de uma Escola do Legislativo capaz de alcançar seus objetivos de promover conhecimento e educação política aos legisladores, assessores e à população de modo geral.

Ontem aconteceu a primeira reunião da equipe que estará atuando na organização do evento, que envolve os setores de comunicação, cerimonial, administrativo e de informática. As primeiras tarefas já foram distribuídas e, em breve, as inscrições serão abertas aos participantes.

Jorn. Màrcio Gennari

Dep. De Comunicação