Câmara Municipal recebe posto de vacinação contra a febre amarela

21/03/2017 08:13

A Câmara Municipal de Uberaba abriu suas portas para receber um Posto Avançado de Vacinação contra a febre amarela. Profissionais da secretaria de saúde estarão no saguão do Paço Major Eustáquio até o dia 22 de março, das 8h às 16h, vacinando a população que ainda não tomaram as duas doses da vacina.

A convite do vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR), participou da reunião ordinária de segunda-feira (20) o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Robert Boaventura, para uma explanação sobre o que o município está fazendo para combater a epidemia da febre amarela.

Inicialmente o diretor informou que foi divulgado pela Secretaria do Estada da Saúde um boletim oficial, de que em Minas Gerais foram registrados 1.094 casos de Febre Amarela, sendo que desses 118 foram descartados e 339 são casos confirmados. Dos casos notificados até o momento, 192 evoluíram para óbito, dos quais 117 foram confirmados para febre amarela.

Com a relação Uberaba, destacou que treze primatas estão sendo investigados, sendo que um foi diagnosticado com a doença. Este fato, segundo Robert, elevou Uberaba para o nível III. “Quando o município atinge esse nível, o Estado dá uma atenção maior. Portanto, o Estado aumentou a quantidade de vacina destinada a Uberaba e hoje todas as Unidades Básicas de Saúde estão abastecidas”, explicou.

O diretor ressaltou ainda, que foi intensificada a vacinação na zona rural de Uberaba, principalmente na região que faz divisa com o município de Sacramento, onde foi constado a morte de um macaco com a febre amarela. Acrescentou que a aplicação de inseticida através do “fumacê” foi reforçada na região, além da instalação de um posto de vacinação itinerante e visitas dos agentes da zoonose. “Todo o protocolo que a Secretaria do Estado da Saúde preconiza, tínhamos realizado antes mesmo do resultado do diagnóstico positivo do primata”, destacou.

O presidente Luiz Dutra (PMDB) pediu a população que não elimine os macacos, mesmo se estiverem doentes, pois eles não são os transmissores da febre amarela e sim o mosquito Aedes aegypti. Aodeparar com um animal com os sintomas da doença, Dutra orientou que informe a Secretaria da Saúde, para que as providencias sejam tomadas.

O vereador Kaká Carneiro, recriminou as cidades que estavam matando os macacos, alegando que eles são o termômetro da febre amarela. Perguntou ao Robert, se outras cidades da região também atingiram o nível III. O diretor afirmando que sim, como é o caso da cidade de Sacramento.

Alan Carlos (PEN) salientou sua preocupação quanto a greve dos médicos das UPAs. Até que ponto esta paralisação compromete a identificação da doença na população. Robert ressaltou que o secretário da saúde, Iracy Neto, está discutindo esta situação com a Pró-Saúde. Informou que sua preocupação é nos finais de semana quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas. Disse que este ano os médicos, enfermeiros e demais profissionais das UBS passaram por uma capacitação técnica, de forma que todos estão a par de como proceder o atendimento, caso a doença seja detectada.  “Com esse fluxograma de atendimento, os casos mais graves estamos conseguindo encaminhar para os hospitais conveniados com PMU”,

Finalizando, o diretor  esclareceu que a vacina é aberta ao público geral, com a ressalva de que as pessoas acima de 60 anos tem que apresentar prescrição médica e as crianças podem ser vacinadas a partir de seis meses de vida. Alertou ainda, que a pessoa ao identificar os sintomas da doença, não utilize o famoso “remedinho da vovó”, procure imediatamente uma UBS.

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação da CMU