Câmara Municipal rejeita instauração de segunda CEI das vacinas

14/04/2021 20:49

Um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Uberaba tentou aprovar uma segunda Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar irregularidades na vacinação contra a Covid-19, em relação às aplicações ocorridas do terceiro ao nono lotes recebidos pelo Município. A solicitação de abertura de uma CEI está prevista no Regimento Interno da Casa, independente de existir uma já instaurada, mas o Requerimento acabou sendo rejeitado em Plenário.

No dia 16 de março uma CEI proposta pelo vereador Luizinho Kanecão em fevereiro foi aprovada, com o objetivo de apurar as vacinações dos dois primeiros lotes recebidos pela cidade. A iniciativa foi tomada após várias denúncias de que “fura filas” estavam sendo vacinados, em detrimento a aquelas pessoas que estão na lista dos grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde.

Uma das primeiras iniciativas da CEI foi solicitar a Prefeitura a lista de todos os vacinados, o que não haviam conseguido antes, apesar de ter sido solicitado por vários vereadores. A CEI é presidida pelo vereador Marcos Jammal, tendo como vogal o vereador autor do requerimento Luizinho Kanecão e, como relator, o presidente da Comissão da Saúde, o vereador Professor Wander.

Representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, assim como da Polícia Federal, foram convidados para participarem das apurações.

A proposta de criar uma nova CEI provocou discussões durante a reunião desta quarta-feira (14). Após várias manifestações, contra e favoráveis a proposta, o presidente Ismar Marão pediu apenas que cada vereador votasse com responsabilidade e consciência, respeitando o próprio mandato.

O Requerimento número 1116/21foi assinado pelos vereadores Rochele Gutierrez, Cabo Diego, Celso Neto, Alessandra do Abrigo dos Anjos, Caio Godoi, Elias Divino, Tulio Michelli e Varciel Cabeleireiro. De acordo com o documento, Cabo Diego, Rochelle e Celso Neto receberam denúncias, por meio de mensagens e documentos de texto, com informações sobre cidadãos que teriam sido irregularmente vacinados, no período compreendido pela aplicação das doses da terceira à nona remessa recebidas pelo Município. Inclusive, conforme as denúncias, servidores públicos teriam “furado fila” na vacinação. Também foi levantada a hipótese, por parte de denunciantes, de vacinas terem sido aplicadas fora da data de validade.

Para ser aprovada a CEI precisava de 11votos favoráveis, mas contou com apenas dez dos 19 vereadores que estavam presentes. Votaram contra os vereadores Anderson Dois Irmãos, Baltazar da Farmácia, Denise da Supra, Varciel Cabeleireiro, Luizinho Kanecão, Luciene Fachinelli, Marcos Jammal, China e Samuel Pereira,

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU