Câmara será parceira na realização do Campeonato Mundial de Handebol

13/04/2015 00:00

Competição acontece em Uberaba e Uberlândia no período de 19 de julho a 2 de agosto deste ano
Uberaba e Uberlândia sediam no período de 19 de julho a 2 de agosto o Campeonato Mundial de Handebol Júnior e a Câmara Municipal de Uberaba será parceira na organização, principalmente quanto à logística de acolhimento dos atletas. Foi o que anunciou ontem o presidente do Legislativo de Uberaba, Luiz Humberto Dutra (SD) ao receber o secretário municipal de Esportes de Uberaba (Smel), Luiz Alberto Medina de Carvalho e o presidente da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Márcio Nobre.  No total, são 24 confederações que estarão participando da competição.
Em Uberaba, os jogos acontecerão no Centro Olímpico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na Univerdecidade e no Ginásio Marista Diocesano. Em Uberlândia, as disputadas serão no Ginásio do Parque do Sabiá e no Praia Clube. Os custos para a realização do Mundial partem do Ministério do Esporte, Governo do Estado e contrapartida das comissões organizadoras dos dois municípios.
Luiz Medina destaca o legado que uma competição deste porte deixa para a cidade. "Não se trata apenas de estruturas, mas para a prática desportiva", diz. O secretário explicou que Uberaba receberá doze seleções e que esta foi uma das maiores conquistas da história da Smel. "Foi ótimo sermos confirmados, pois nunca tivemos um evento deste porte em Uberaba. Agora, nosso desafio será fazer com que a competição entre para a história da Federação Internacional de Handebol. Mas temos outra luta, que é conquistar uma vaga na Liga Nacional de Handebol, que acontece de agosto a dezembro", concluiu o secretário.
O presidente da Câmara Municipal disse que o Poder Legislativo também estará empenhado no sentido de ajudar na realização do evento. "Trata-se de importante acontecimento para a cidade e estaremos sendo vistos não apenas em âmbito nacional, mas por vários países que estarão com suas delegações aqui e o Legislativo não poderia estar fora", diz Luiz Dutra.
A confirmação de Uberaba como sede se deu após visita de comitiva formada por Leon Kalin (presidente da Federação Internacional de Handebol - IHF), Miguel Roca Mas (vice-presidente da IHF), Manoel Luiz Oliveira (presidente da Confederação Brasileira de Handebol - CBHb) e Cláudio Humberto Dias (vice-presidente da região centro-oeste da CBHb).
O presidente da Futel, Márcio Nobre, entende que a região se tornará, no momento da competição, o foco das atenções dos países que têm tradição na prática do Handebol. Ele comenta que o Brasil ainda está amadurecendo nesta atividade, mas que a partir do momento em que sedia o evento ela se torna mais divulgada e praticada por desportistas. Ele comenta que um dos alvos da divulgação é o público de jovens estudantes, tanto do ensino regular quanto universitário.
Jorn. Márcio Gennari
(10/04/15)