Canal Câmara lança programa de história

05/08/2013 00:00

Canal Câmara lança programa de história

Primeira etapa do programa traz a história dos principais prédios e monumentos da cidade, contada em um minuto

O Canal Câmara, da Câmara Municipal de Uberaba, lança nesta semana o programa "História em um minuto". A produção é uma parceria dos departamentos de Comunicação e de Documentação e Pesquisa e vai exibir vídeos de um minuto sobre a história de prédios, monumentos, praças e ruas/avenidas durante a programação do canal. Os primeiros programas gravados se referem a prédios e locais históricos de Uberaba. São eles: prédio da UFTM, Paço Municipal, prédio do Sesiminas, Relógio da Praça Dr. Jorge Frange, Sanatório Espírita, Praça Rui Barbosa, Igreja Santa Rita, Igreja São Domingos, Mercado Municipal, Museu de Arte Decorativa (MADA) e Igreja Nossa Senhora da Abadia.

Os vídeos foram gravados pela diretora do Departamento de Documentação e Pesquisa, Rochelle Bazaga, que contou com a colaboração dos estagiários da UFTM para a pesquisa dos textos. "Este trabalho faz parte do projeto Memória Viva, lançado em 2011", explica. O presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart (PSL), destaca que um dos objetivos do Canal Câmara é justamente oferecer programas de qualidade e que proporcionem à comunidade o acesso à cultura.

Rochelle explica que a ideia é fazer com que o telespectador conheça um pouco mais sobre a história de Uberaba, de forma acessível. De acordo com a diretora do Departamento de Comunicação, Juliana Fidelis, os vídeos serão exibidos durante os intervalos do Canal Câmara (sinal digital 61.1) e ainda na programação que vai ao ar na TV Universitária, a partir desta terça-feira (06).

Os próximos vídeos do programa "História em um minuto" serão sobre as principais ruas e avenidas de Uberaba, e já foram selecionados a rua Arthur Machado, as avenidas Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira e Prudente de Morais, a rua Capitão Domingos, entre outros.