Carência de profissionais de saúde mobiliza vereador tucano

22/03/2013 00:00

Carência de profissionais de saúde mobiliza vereador tucano

Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) encaminhou ao prefeito Paulo Piau (PMDB) pedido de contratação de assistentes sociais para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Parque do Mirante.

Ripposati lembra que até meados do ano passado havia assistentes sociais na UPA São Benedito e foram retirados. Além de buscar o retorno desses profissionais, o vereador pede ao prefeito que determine a Secretaria de Saúde a contratação de mais assistentes sociais para atender a nova unidade do Parque do Mirante.

O vereador ainda questiona o governo quanto à realização de concurso público nesta área ou se há processo seletivo pronto para convocar os profissionais.

De acordo com Ripposati, reconhecer a importância dos assistentes sociais nas UPAs é mais do que atender as dificuldades e carências das famílias que chegam às unidades. "É dar dignidade ao cidadão". Para o vereador, é preciso que o município reconheça a importância da orientação profissional às famílias quanto aos benefícios do SUS, como forma de garantir que o paciente tenha uma boa recuperação e um acompanhamento médico adequado.

Outra proposta apresentada pelo vereador tucano ao prefeito Paulo Piau se refere à contratação de um médico cardiologista para a Unidade Regional de Saúde Nídia Modesto Veludo, no bairro Mercês.

Mais uma vez, Ripposati ressalta a necessidade do município em atender com dignidade o cidadão, lembrando que a unidade de saúde funciona com profissionais remanejados das Unidades Básicas de Saúde do Tutunas e Santa Marta, desde a sua inauguração.

Depois de ter o requerimento aprovado em plenário, o vereador tucano disse que, usando desse instrumento para fazer reivindicações ao Executivo, vai identificar as especialidades que ainda faltam na unidade de saúde do bairro Mercês para que a população seja bem assistida.