Centro de Recuperação de Tabagista poderá ser instalado em Uberaba

02/06/2014 00:00

Caso o Projeto de Lei 133/14, de autoria do vereador Paulo César Soares – China (SDD), seja aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Paulo Piau, o município terá um Centro de Recuperação de Tabagista, vinculado à Secretaria de Saúde.

Paulo César justificou que a proposta da criação do CRT é reduzir o índice de fumantese, consequentemente, o número de mortes causadas pelo vício da nicotina. "Está comprovado que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil,que corresponde cerca de vinte e três pessoas por hora", disse. Acrescentou que caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para dez milhões de mortes anuais por volta do ano 2030,sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva, entre 35 e 69 anos. "As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar, e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral",informa o autor do projeto.

O Parlamentar chamou a atenção para o fato que o consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão."Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de vinte a trinta vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão", argumentou.

Para o vereador esta triste estatística pode ser mudada, pois conforme divulgam as pesquisas o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.