Cerca de 200 pessoas discutiram o cenário político brasileiro, no sábado

05/05/2015 00:00

Eduardo Cunha foi o convidado especial. Geraldo Alckimim e até o ministro Gilmar Mendes prestigiaram.
Cerca de 200 pessoas participaram da terceira edição da série de debates técnicos, idealizados pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra, promovidos mensalmente pelo Legislativo e realizado sábado (02), que teve como tema central "O Cenário Político Brasileiro". Esta terceira versão do evento foi realizada em parceria com a Frente Parlamentar Mista de Agropecuária, presidida pelo deputado federal Marcos Montes Cordeiro, e com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
O evento, no salão nobre da ABCZ, teve como convidado especial o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que após explanação, respondeu sobre assuntos diversos levantados pelos participantes. Bastante prestigiado, o debate recebeu ainda a visita do governador de São Paulo, Geraldo Alckimim. Além do presidente Dutra, outros seis vereadores de Uberaba prestigiaram a iniciativa da CMU : Franco Cartafina,  Ismar Marão, João Gilberto Ripposati, Kaká Se Lima, Marcelo Borjão e Samir Cecílio.
Pelo debate passaram representantes de segmentos variados da sociedade, inclusive o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; de  órgãos como a Polícia Federal, Procuradoria da República, Emater e Epamig. A maioria dos parlamentares que representa Uberaba e região na Câmara Federal e Assembléia Legislativa de Minas Gerais estiveram presentes: Antônio Lerin, Tony Carlos , João Bosco, Caio Narcio, José Silva,  Aelton Freitas. Além deles, parlamentares de outras regiões, entre eles, o líder da bancada do PMDB na Câmara Federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Marcelo Ara (PSDB-RJ), Domingos Sávio (PSDB-MG) e Irajá Abreu (PSD-TO).
Números. Três secretários de Estado do Governo de Minas participaram da terceira edição do evento idealizado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra e realizado em conjunto com a FPA presidida por Marcos Montes: João Cruz Reis Filho (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Bernardo Santana (Defesa Social) e Altmir Roso (Desenvolvimento Econômico).
Quatorze cidades mineiras estiveram representadas por seus políticos, secretários municipais, instituições de classes e movimentos sociais. Em termos de agremiações partidárias, o evento também foi eclético com cerca de 20 partidos representados.
A mesa dos trabalhos foi composta por Eduardo Cunha (presidente da Câmara Federal), (Luiz Dutra (vereador-presidente da CMU), Marcos Montes (deputado federal, presidente da FPA), Leonardo Picciani (líder da bancada do PMDB na Câmara Federal-PMDB-RJ), Luiz Claudio Paranhos (presidente da ABCZ) e Paulo Piau (prefeito da cidade). Após os pronunciamentos das autoridades que compuseram a Mesa dos Trabalhos, foi aberto espaço para as perguntas dos debatedores. Os interessados tiveram a oportunidade de questionar dúvidas e apontar as insatisfações sobre a política nacional. As perguntas, em sua maioria, foram destinadas ao deputado Eduardo Cunha que respondeu a todos os questionamentos, à exceção de sua posição pessoal sobre o desarmamento.
O presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra, destacou a importância do tema do debate, "especialmente neste momento em que está discutindo a Reforma Política no Congresso Nacional.
Jorn. Cássia Queiroz e Gê Alves
(04/05/2015)