China pede socorro para moradores do Residencial 2000

16/10/2014 00:00

A falta d’água mais uma vez foi tema abordado pelos vereadores durante a leitura de requerimentos no Plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (16). O vereador Paulo César Soares – China (SD) fez um apelo ao prefeito Paulo Piau e ao presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto.

China contou que apenas nesta quinta-feira recebeu pelo menos 80 telefonemas de moradores do bairro Residencial 2000, que não têm água nem para fazer comida ou tomar banho. Segundo ele, crianças estão deixando de ir para a escola porque não podem tomar banho.

O vereador disse entender que a responsabilidade é do prefeito e do presidente do Codau. "É preciso buscar alternativas e não deixar uma comunidade carente, composta de pessoas trabalhadoras, em uma situação de calamidade pública. Se for preciso comprem água, enviem caminhões pipas para abastecer estas casas", argumentou China.

O parlamentar ainda culpa a administração atual pela situação, dizendo que não buscaram alternativas nos últimos dois anos, sabendo que o problema da água iria se agravar na cidade. Ele ainda destacou que aquela é uma comunidade extremamente carente, a qual já não sabe a quem recorrer. "O Residencial 2000 é hoje uma das maiores comunidades da cidade, com vida e comércio próprio. Eles não estão pedindo favor e, sim, cobrando o que é de direito", acrescentou.

O presidente do Legislativo, Elmar Goulart (SD), lembrou que na inauguração do bairro foi construído um poço artesiano, o qual não está funcionando, segundo informações que obteve, porque está contaminado. Para ele, é preciso buscar mais esclarecimentos sobre o assunto.

Elmar comentou, ainda, que a região onde o bairro fica situado é complicada para chegar água do Codau. Ele defendeu que mais poços sejam furados no município e avaliou que mesmo aumentando a barragem do rio Uberaba, é preciso pensar na captação de água do rio Grande. "Se a seca se prolongar por mais tempo a cidade vai ficar sem água", finalizou o presidente.

De acordo com China, 90% dos moradores do Residencial 2000 têm caixas d’água de 500 litros, uma vez que não têm condições financeiras de aumentar o reservatório.

O vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB) comentou que vai se reunir nesta sexta-feira (17) com o proprietário da empresa Skala Cosméticos, pois teve conhecimento de que na antiga fábrica do bairro Gameleiras II, hoje desativada, existe um poço profundo que não está sendo utilizado por ninguém. Ele pretende buscar informações e verificar a possibilidade de o Codau utilizar esta água para ajudar a população. "Já passou da hora de o Codau tomar uma providência", afirmou Marão.

A vereadora Denise Max (PR) comentou que chegou a convidar Luiz Neto para comparecer ao Plenário da Câmara nesta quinta-feira, mas ele informou que não podia.

Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), pediu que todos os poços artesianos públicos da cidade sejam aproveitados da melhor forma possível. Segundo ele, "é um dever do Codau tratar bem a população, que questiona e quer ser bem atendida".

O parlamentar ainda avaliou que vai chegar um momento em que a água do rio Uberaba não vai atender a demanda e a do Rio Claro não será suficiente para atender a população. Ele disse que pretende realizar uma audiência pública para discutir o assunto.

Ripposati lembrou que na política pública de saneamento básico existem orçamentos específicos, sendo que o planejamento que levou mais de um ano e meio para ser concluído. "O relatório vai ser finalizado com uma lei a ser encaminhada para a Câmara e então a cidade poder utilizará os recursos do governo federal", explicou.

O vereador também avisou que as primeiras chuvas não serão suficientes para repor o lençol d’água, e que será preciso ter paciência e compreensão. Ele ressaltou que sempre defendeu a preservação do meio ambiente, principalmente as matas ciliares. "É preciso fazer mais parques ambientais na cidade, o que pode melhorar muito o clima", acrescentou.

Ripposati lembrou que de acordo com legislação aprovada quando o atual prefeito era deputado federal, 0,5% de toda a receita do Codau deve ser utilizada na preservação dos recursos hídricos da cidade. "Agora o Ministério Público está obrigando a cumprir a lei, o que as administrações anteriores não fizeram", finalizou o parlamentar.

Moção de Aplausos – O presidente Elmar Goulart e o vereador Ripposati são autores de um pedido para Moção de Aplausos ao produtor rural Joel Noel Rosa. O motivo é que recentemente o produtor doou 15 milhões de litros de água para o Codau. A água estava armazenada em reservatórios utilizados na piscicultura.