Chipagem de cães e adoções de filhotes e adultos domingo na Praça Santa Rita

24/04/2015 00:00

Proprietários de cães poderão chipar os animais no próximo domingo (26), na praça da igreja Santa Rita. A equipe da vereadora Denise Max (PR) vai estar no local das 10 às 13 horas. Segundo a vereadora, será cobrado o valor simbólico de R$ 10 por procedimento. A feira de adoção também vai estar presente, contando com a grande maioria de filhotes. Já os adultos, serão mostrados através de fotografias para apadrinhamento ou doação.
Denise explicou que os cães doados serão chipados de graça e, no caso dos filhotes, poderão ser castrados quando atingirem a idade adequada. A representante do Legislativo Municipal voltou a afirmar que seu objetivo principal é de garantir o equipamento de identificação à maior quantidade de animais possível, para tentar reduzir a quantidade de cães abandonados pela cidade.
Com o chip, será possível obter rapidamente os dados do tutor, seja para devolver o animal ou mesmo para responsabilizá-lo para um possível abandono. Na documentação eletrônica devem constar número e data do registro, nome do animal, tamanho, sexo, raça e cor, idade real ou presumida, além do nome do proprietário, número do RG, CPF, endereço completo e telefone de contato.
O microchip é feito de material esterilizado, que é injetado embaixo da pele do animal. O Componente eletrônico é decodificado por um dispositivo de leitura que permite a visualização dos códigos de informação. A aplicação é indolor e não necessita de sedação ou anestesia, sendo acompanhada por um médico veterinário.
A ONG Supra, que está sob a responsabilidade da vereadora, busca o apoio de empresas da cidade. Os parceiros podem fazer publicidades na página da Supra, as quais funcionam como links de acesso aos sites das próprias empresas. Mais informações podem ser obtidas no site www.suprauberaba.org.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU