Está tramitando na CMU o Projeto de Lei nº 045/14, de autoria do vereador Cléber Humberto de Souza Ramos – Cléber Cabeludo (Pros), propondo que seja incluída no currículo escolar do ensino fundamental das escolas públicas do município, a disciplina do idioma inglês, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina o ensino da língua inglesa a partir do 6º ano escolar (Lei 9.394/1996, art. 26, §5º).

Segundo o projeto, a disciplina integraria a grade curricular como tema transversal até o 3º ano, pois a partir do 4º ano, o município já incluiu essa disciplina na grade curricular do ensino fundamental.  

Para o autor do projeto o aprendizado do inglês junto com a língua materna é importante para a formação profissional. "O quanto antes a escola iniciar esse aprendizado mais vantajoso será na formação acadêmica dos estudantes", justificou.

Cléber informou que as escolas privadas já adotam a inclusão da disciplina do idioma inglês desde o 1º ano escolar, "fato que faz com que o aluno da rede pública fique em desvantagem na hora da competição do vestibular", disse. Para o vereador, no mundo globalizado em que vivemos, o poder público tem que criar políticas para amenizar essa disparidade existente na área da educação.

Caso o projeto seja aprovado e sancionado pelo prefeito, o município dará condições aos alunos de aprenderem um segundo idioma com mais eficácia. "Já é comprovado que criança aprende mais fácil", finalizou.

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020