entro de um projeto de economia orçamentária e responsabilidade com os recursos públicos, a Câmara Municipal adquiriu, através de processo de licitação, novos equipamentos de informática, que irão gerar redução de 80% do custo de energia elétrica utilizada na Casa.

Serão instalados no prédio onde funciona a parte administrativa, cinco servidores, já licenciados, que irão atender a 46 estações de trabalho (multiterminais). O sistema foi adquirido por meio de licitação, da empresa ThinNetworks, de Brasília-DF. O Departamento de Informática da CMU informou que em vez de vários computadores individuais, os cinco servidores que têm alto desempenho, irão atender com 46 terminais, e cada um é composto por um monitor, teclado e mouse, proporcionando economia de custo e espaço.

Conforme consta no relatório encaminhado pela ThinNetworks, a CMU economizará também com as licenças para a instalação de antivírus. "Hoje, para a instalação do sistema de antivírus é preciso ter uma licença para cada máquina, enquanto que com o multiterminal será necessário apenas cinco, uma para cada servidor, gerando assim uma economia de 90%", assegura a empresa.  

A empresa apresentou também um comparativo da redução do consumo de energia de um sistema para o outro. Enquanto que cada computador consome média de 200 watts (cada), sem incluir o estabilizador, com o multiterminal este consumo irá cair para 03 watts.   

 

Impressoras multifuncionais – Para completar o conceito de alta qualidade tecnológica, será implantada na Casa uma ilha de impressão, com duas impressoras multifuncionais. Desta forma, não haverá gastos com tonner e assistência técnica. De acordo com o contrato firmado com a Printer Magazine, vencedora da licitação, elas serão locadas e a empresa é quem fará a reposição do material e a manutenção técnica dos equipamentos. "A vantagem da locação, além de economia com tonner e suporte técnico, quando as impressoras ficarem ultrapassadas o locador ficará obrigado a substituí-las por outras mais modernas", explica o presidente Elmar Goulart (SD). Em relação aos multiterminais, o presidente esclarece que reduzirá, em média, 78% dos custos com manutenção, uma vez que quando for necessário o suporte será apenas para os cinco servidores.

Quanto à segurança e confiabilidade dos documentos a serem impressos, o Departamento de Informática esclarece que cada funcionário terá uma senha que será digitada na impressora no momento em que for imprimir o documento.

Com este conceito de tecnologia – multiterminais e ilha de impressão -, a Câmara de Uberaba receberá da ThinNetworks o Certificado Verde, atestando que a Casa contribui para a redução de consumo de energia, com menor dissipação de calor das máquinas, diminuição do lixo tecnológico devido à longa vida útil dos equipamentos e, por fim, com a redução na emissão de CO² emitido de fabricação de placas para computadores. "A Câmara de Uberaba será a única de Minas Gerais a ter o Certificado Verde, que certifica que estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável", concluiu Elmar Goulart.


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020