Com participação de 15 municípios, audiência pública busca soluções para o Hospital Hélio Angotti

11/09/2014 00:00

Com a presença de representantes de 15 municípios da região, a Câmara Municipal de Uberaba realizou hoje (11) Audiência Pública para mostrar a realidade do Hospital Doutor Hélio Angotti. A iniciativa da Audiência foi do presidente da CMU, Elmar Goulart (SD), e do vereador Cléber Cabeludo (PROS), preocupados com a situação financeira do hospital – referência na região no tratamento contra o câncer.

De acordo com o presidente do Poder Legislativo Municipal, uma visita recente ao hospital motivou a iniciativa da audiência. "Ficamos preocupados com o déficit financeiro que o hospital convive. E essa audiência é para encontrar soluções para estes problemas", argumentou.

Participaram da audiência – realizada no Anfiteatro do Hospital – representantes de Uberaba e das cidades de Araxá, Tapira, Santa Juliana, Comendador Gomes, Coromandel, Serra de Salitre, Perdizes, Campos Altos, Pirajuba, Capinópolis, Conquista, Abadia dos Dourados, Conceição das Alagoas, Nova Ponte, Patos de Minas e Santa Rosa da Serra. Ainda participaram da audiência, representantes do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, ABCZ, Igreja Católica, Sindicato Rural de Uberaba, Corpo de Bombeiros, Superintendência Regional de Saúde e o deputado Adelmo Carneiro.

Durante a audiência, o presidente Elmar Goulart apresentou proposta de Projeto de Lei para criar o Programa Municipal de Apoio e Atenção Oncológica. "Este programa vai incentivar as pessoas a doarem para o Hospital Dr. Hélio Angotti em Uberaba. Quem doar terá descontos no ISSQN ou IPTU", explicou Goulart. Representantes de municípios participantes da audiência, inclusive, levaram cópias do projeto para aplicar em suas cidades.

Durante a audiência, o presidente do Hospital, Délcio Scandiuzzi, apresentou a situação financeira da instituição. O dirigente fez um comparativo como era o Hospital em 2009 – quando assumiu – e atualmente. "Para se ter uma ideia, passamos de 1.038 pacientes atendidos em 2009 para 4.048 em 2014. Não tínhamos contribuição mensal nem do Estado e nem da União, e hoje temos R$ 173 mil e R$ 319 mil, respectivamente", explicou. O diretor executivo do Hospital, José Carlos de Almeida, apresentou mais detalhes da situação financeira. De acordo com o diretor, o Hospital já atendeu pacientes de diversos lugares do país, como Rio Grande do Norte, Brasília, Pará, Bahia, entre outros. "93% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde", disse.

Scandiuzzi informou ainda que o déficit anual do hospital com doações é de R$ 2 milhões 378 mil. "Sem as doações, o déficit anual sobe para cerca de R$ 13 milhões. Por isso, as doações são fundamentais", afirmou. O dirigente ainda solicitou aos prefeitos, secretários de Saúde e vereadores presentes que peçam a parlamentares estaduais e federais da região a apresentação de emendas que garantam recursos ao Hospital.

A prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Uberaba em realizar o evento. "Está de parabéns a Câmara de Uberaba e a direção do Hospital, que é uma referência para nós", afirmou.

O vereador Sargento Hamilton, representando a Câmara Municipal de Araxá, questionou se a Prefeitura daquela cidade estava doando dinheiro ao Hospital. Ao ser informado pelo diretor executivo que a Prefeitura de Araxá não repassa recursos ao Hospital, o vereador araxaense informou que a Câmara de Araxá aprovou lei que autoriza tal doação. "Estamos filmando e gravando esta audiência e vamos levar ao Ministério Público demonstrando que Araxá não está contribuindo com a instituição", afirmou.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Conquista, Reginaldo Rodrigues Souza, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Uberaba. "As câmaras da região precisam seguir o exemplo da Câmara de Uberaba e realizar também audiências para ajudar o Hospital Dr. Hélio Angottti", defendeu.

Ainda durante a audiência, a secretária municipal de Saúde de Abadia de Dourados, Rita de Cássia, informou ao presidente da Câmara de Uberaba que o município vai passar a contribuir financeiramente com o Hospital Hélio Angotti.

O presidente Elmar Goulart avaliou que a audiência alcançou o seu objetivo de reunir os municípios da região e colocar em discussão as necessidades do hospital. "O presidente do hospital também nos relatou que ficou muito satisfeito com o resultado da audiência", finalizou.