Denise cobra Termo de Responsabilidade durante a adoção de animais

08/05/2017 09:52

A vereadora Denise Max (PR) encaminhou ao Executivo indicação solicitando à Administração Municipal divulgar nos Pet Shops da cidade a necessidade e obrigatoriedade de emitirem o Termo de Responsabilidade (Termo de Adoção) no ato da adoção de cães e gatos.

“O número de animais abandonados e colocados para adoção nos pet shops está cada vez maior”, destacou, frisando ainda que o proprietário do local cobra uma taxa diária dos donos dos animais para ficarem com os mesmos até a adoção. “E quando o animal é adotado, o estabelecimento não emite nenhum documento de responsabilidade. Desse modo, o adotante não se responsabiliza com o animal caso ele seja abandonado, fique doente ou fuja”, contou a vereadora.

Segundo denúncia, alguns pet shops estão doando animais sem nenhum critério, inclusive para crianças e jovens, o que é proibido por lei, explicou Max. “Muitos animais doados nessas condições são deixados ainda próximos ao local que foram adotados. Por isso, solicito ao setor competente da prefeitura divulgar nos estabelecimentos a necessidade da emissão do Termo de Responsabilidade (de Adoção), contendo endereço completo e número dos documentos de Identidade e CPF, e que animais não sejam doados para menor de idade. Queremos evitar o abandono desses bichinhos”, disse.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação