A vereadora Denise Max (PR) está cobrando da Secretaria Municipal de Esportes a instalação de brinquedos para crianças nas praças da cidade utilizando pneus como matéria prima. A falta de opções para lazer para este público preocupa a representante do Legislativo.
Denise lembrou que há cerca de um ano teve requerimento aprovado na Câmara, além de ofício encaminhado para a Secretaria de Esportes. No documento ela sugere que a Prefeitura utilize a reciclagem de pneus para produzir brinquedos.  "Além de reaproveitar os pneus, que não estragam, é um material barato e a Administração ainda pode viabilizar parcerias", esclareceu a vereadora. 
A parlamentar lembra que atualmente uma grande quantidade de pneus é mantida em galpões, que inclusive já foi alvo de ataques de vândalos, os quais provocaram incêndios. Além disso, segundo Denise, o Município estaria combatendo a dengue.
"Vai chegar o dia em que o Município não vai ter mais onde colocar tantos pneus", argumentou a vereadora, que afirma não entender porque não existem, como deveria, espaços destinados as crianças na cidade. Ela contou que se reuniu com o secretário de Esportes, Luiz Alberto Medina, para quem apresentou o projeto. De acordo com Denise, o secretário disse ter gostado bastante da idéia, pois além de ser ecologicamente correto, é um material barato. Ele também comentou que recentemente revitalizou alguns brinquedos infantis instalados na Praça Por do Sol, nas proximidades da Universidade de Uberaba, local bastante freqüentado pela população. 
Medina informou à vereadora que pretende entrar em contato com as educadoras do município, na tentativa de viabilizar uma parceria para a produção dos brinquedos. "Eu acha importantíssimo que todas as crianças, seja do centro ou da periferia, tenham acesso a brinquedos", afirmou a autora da iniciativa. 
Outras destinações. Denise também ressaltou que, além de brinquedos, os pneus podem ser utilizados na fabricação de jardineiras e floreiras coloridas, transformando e alegrando ainda mais o visual das praças. Outras destinações sugeridas seriam na fabricação de asfalto, assim como a possibilidade de vender para siderúrgicas o aço retirado dos pneus. Além disso, segundo a vereadora, os pneus (somente a borracha) que não serão utilizados para a fabricação de asfalto podem ser vendidos para servirem de combustível nas fábricas de cimento ou serem transformados em produtos como tapete de carro e sola de sapato, e ainda serem utilizados para contenção de muro de arrimo em praça ou em terrenos íngremes, barateando o custo da construção. 
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
22/04/2015

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020