Denise pede mudança na Lei para que imóveis do Minha Casa Minha Vida sejam murados

25/10/2018 14:01

A entrega de casas que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida sem os muros tem gerado vários problemas para as famílias mais humildes. Pensando em tentar solucionar este problema, a vereadora Denise Max “Denise da Supra” (PR) encaminhou ao deputado federal Aelton Freitas uma solicitação.

Denise pede que seja elaborado na Câmara Federal um Projeto de Lei que determine a entrega das casas do programa aos mutuários já com os muros prontos, e que o valor seja incorporado na prestação do imóvel. O motivo, segundo ela, é que muitas famílias não têm condições de murar o seu imóvel porque estão passando por dificuldades financeiras.

“É quase impossível para estes mutuários murar todo seu imóvel pelo alto custo de materiais e de mão de obra”, acrescentou Denise. E um dos principais problemas apontados pela vereadora é a falta de segurança, uma vez que, sem muros, estas casas são frequentemente alvos de bandidos, principalmente quando os moradores estão trabalhando.

“Outro agravante é a falta de privacidade dos moradores, uma vez que as casas são muito próximas umas das outras”, afirmou a parlamentar. Denise lembrou, ainda, as dificuldades enfrentadas também com relação aos animais de estimação, pois sem o muro os mesmos fogem para a rua e acabam sendo atropelados.

“Para evitar que seus bichinhos fujam, alguns moradores prendem estes animais com cordas e debaixo de sol o que é considerado maus-tratos”, comentou a vereadora. Para ela, a melhor solução é entregar as casas populares já muradas e que as despesas com relação à construção do muro sejam incorporadas nas prestações dos imóveis, evitando problemas futuros.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU