Denise propõe ao Executivo a redução do IPTU dos contribuintes que castrarem seus animais

23/10/2014 00:00

Através de requerimento apresentado em sessão plenária, a vereadora Denise Max solicita ao prefeito Paulo Piau que conceda desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para todos os tutores de cães e gatos que castrarem seus animais.

Segundo pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) foi realizada uma projeção da quantidade de animais que uma cadela de rua pode gerar com crias por ano, de dois a oito filhotes por cria, em 10 anos e suas sucessivas gerações de descendentes. No primeiro ano - 12 filhotes, 2º ano - 66 filhotes, 3º ano - 382 filhotes, no 10º ano já seriam 80.399.780 filhotes.

Em Uberaba, dos 1.142 cães cadastrados pelo Censo Animal Doméstico/2014, em sete bairros (Conjunto Residencial 2000, Jardim Copacabana, José Barbosa, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Maracanã, Chica Ferreira, Gameleira I, II e III) pouco mais de 100 animais são castrados.

A situação também não difere com relação aos felinos, dos 346 apenas 30 são castrados. Importante ressaltar que a maioria das castrações ocorreu por meio do programa Castração Itinerante, liderado por Denise Max. Antes deste programa, apenas cinco cães e dois gatos apontados pelo Censo estavam castrados.

Ainda segundo a pesquisa da USP, a única solução para diminuir o número de animais abandonados nas ruas é a castração. Mas para isso, enfatiza Denise, é preciso que haja um envolvimento efetivo das autoridades, haja vista que uma vez controlada a taxa de natalidade de felinos e de cães, os cofres públicos terão menos despesas com ONGs de proteção aos animais e também no Centro de Controle de Zoonoses.

Denise ainda ressalta que a redução do IPTU será um incentivo para as pessoas castrarem seus animais, e que a porcentagem a ser reduzida seria discutida com o Poder Executivo, sendo que o controle de castração ficaria por conta do Centro de Controle de Zoonoses ou outros órgãos competentes.