Doações podem ser feitas pela conta de água

06/11/2009 00:00

Doações podem ser feitas pela conta de água

Noticiários que mostram creches, hospitais e várias entidades filantrópicas em situação emergencial já são rotina nas páginas dos jornais. Esse panorama motiva a sociedade uberabense a se mobilizar solidariamente, assim como o comércio, realizando campanhas. Nos supermercados da cidade o tradicional cofre em formato de “porquinho”, colocado estrategicamente nos caixas, está sempre cheio de moedas. “Prova de que quando o uberabense é chamado a participar de campanhas ele contribui”, destaca o vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB).
A Lei 8.118/01, de autoria do vereador, foi instituída para viabilizar doações em prol de entidades filantrópicas, associações e hospitais, como é o caso do Hospital Doutor Hélio Angotti e do Hospital do Pênfigo. Atualmente, 23 instituições estão cadastradas no Codau, graças a essa lei, e recebem a doação de 11.130 pessoas mensalmente.  “Esse número pode aumentar. Há algum tempo que as contas de água não trazem um enunciado lembrando às pessoas de que é possível auxiliar uma entidade por meio da própria conta. Por isso, solicitei ao presidente do Codau que insira novamente uma mensagem que mostre a forma de doação”, explica Lerin.
Recentemente, os pacientes do Hospital Hélio Angotti amargaram longa espera por medicamentos quimioterápicos, problema que ainda não está resolvido definitivamente, pois o hospital sofre com a grande demanda de pacientes. “Quando estive com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pestana, na semana passada, pedi que ele olhasse com carinho a questão do Hospital Hélio Angotti, intercedendo na questão do envio dos medicamentos. Quando se trata de uma instituição como essa, de grande relevância para nossa comunidade, é importante que haja união, independente de questões partidárias. O que todos pudermos fazer em prol das pessoas que sofrem com o câncer será bem vindo”, finaliza.