Dutra dá continuidade a projeto de preservação histórica

10/02/2011 00:00

Dutra dá continuidade a projeto de preservação histórica

O presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra (PDT), participou esta manhã, da segunda reunião em parceria com Arquivo Público de Uberaba, para dar continuidade ao projeto de preservação dos documentos históricos da Câmara e resgate de acervo de Uberaba. Participaram do encontro, a diretora do Arquivo, Lélia Bruno, os escritores, Guido Bilharinho, João Eurípedes Sabino, o historiador, Danilo Ferreira, a jornalista Evacira de Coraspe e a diretora do departamento de Documentação e Pesquisa da Câmara, Sumayra Oliveira. Dutra deu início a reunião, explicando aos escritores que a intenção da Câmara é fazer um “chamamento para o resgate histórico” e para isso, o Poder Legislativo e o Arquivo, precisam agregar mais pessoas e também dar continuidade a trabalho que se iniciou com a veiculação de uma campanha instituição pela TV Câmara e jornais da cidade. “A Câmara tem que ser exemplo de preservação histórica. Então convocamos a população para nos disponibilizar seu acervo particular para duplicação, ou mesmo doação. No futuro, nossa intenção, é que o Paço se torne um museu, abrigando obras de arte e documentos históricos que contem a história de Uberaba”, destacou.
Bilharinho parabenizou Dutra pela iniciativa e se colocou a disposição para auxiliar no trabalho, haja vista que “a preservação do patrimônio histórico é o resgate da memória de um povo”. Sabino, além de elogiar o projeto, fez uma solicitação ao presidente Dutra, no sentido de resgatar historicamente a Praça da Gameleira, conhecida por Praça da Concha Acústica, transformando o local em um ponto cultural. Tanto Dutra, quanto Lélia Bruno se comprometeram a apoiar iniciativa, seja do ponto de vista documental, quanto através de ações junto ao Executivo.
Nesta segunda reunião, a diretora Sumayra também entregou aos participantes projeto norteando o trabalho a ser desenvolvido nos próximos dias. A jornalista Evacira, reafirmou a intenção da Câmara de resgatar a memória histórica da cidade, lembrando que o Poder Legislativo já desenvolveu várias ações neste sentido.
Finalizando a reunião, Dutra pediu aos participantes que lessem o projeto e opinassem no sentido de melhorá-lo. Ele também solicitou que nas próximas reuniões, sejam convidados cidadãos e entidades envolvidos com preservação de patrimônio histórico, no sentido de fomentar ainda mais a iniciativa.