Dutra define data da Audiência Pública que discutirá sobre o trânsito no município

16/08/2011 00:00

Além da audiência pública, melhorias na sinalização e Semana do trânsito também foram os temas debatidos durante o encontro entre o presidente Dutra e o subsecretário da Settrans, Antônio Souza Filho.

Através de iniciativa do Presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Dutra, será realizada Audiência Pública/Conferência dia 24 deste mês, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, para discutir sobre o “Trânsito de Uberaba, sinalização e a instalação do Conselho Municipal de Trânsito”. A proposta, como consta em requerimento nº 0547, contará com a participação de órgãos nacionais de normatização e regulação do trânsito – CONTRAM e DENATRAN -, SETTRANS, DETRAN Secretaria de Planejamento, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária e Polícia Militar, dentre outras instituições relacionadas ao setor.

A data da audiência foi definida durante a primeira reunião entre Dutra e subsecretário da Secretaria de Trânsito e Transporte (Settrans), ex-comandante do 4º BPM, Antônio de Sousa Filho, quando também foram discutidas estratégias para melhorar a sinalização no município, bem como o entendimento sobre a organização da Semana do Trânsito que acontecerá de 18 a 25 de setembro. Em relação ao Conselho Municipal de Trânsito, o subsecretário afirmou que a previsão é de que a abertura dos trabalhos aconteça dia 23 ou 30 de agosto. Mas, de acordo com ele, a definição da data não interferirá na participação dos membros na audiência.
Quanto à sinalização, o presidente sugeriu que fossem instaladas barreiras eletrônicas na Avenida Medalha Milagrosa. “É melhor que colocar quebra-molas. Com as barreiras o motorista tem ciência da velocidade que está. É uma experiência que pode dar certo”, explicou. Antônio Filho explicou que a partir do próximo processo de licitação começarão a ser exigidas as barreiras eletrônicas.
Em relação à audiência/conferência e à Semana do Trânsito, as pautas serão definidas em conjunto com a Polícia Militar e, em seguida, serão encaminhadas ao Legislativo. Além dos órgãos nacionais, estaduais e municipais relacionados ao trânsito, presidentes de associações de bairros, entidades classistas e toda a comunidade serão convidados a participar.
Segundo coronel Antônio, Uberaba é a cidade que tem o segundo maior número per capita de veículos de Minas Gerais. São 296 mil habitantes e 158 mil veículos circulando pela cidade, ou seja, um automóvel para menos de duas pessoas.  “A cada mês, são cadastrados 800 novos veículos no DETRAN”. Para Dutra, é exatamente esse crescimento populacional aliado à aquisição acelerada de veículos que faz com que seja necessário atentar-se ao trânsito da cidade. “Nos últimos 20 anos a quantidade de veículos dobrou e o espaço que temos é o mesmo. É preciso nos engajar nessas ações que buscam melhorar o trânsito do município e envolver toda a população neste processo”, salientou o presidente.