Dutra quer academias nos bairros de Uberaba

05/02/2010 00:00

Dutra quer academias nos bairros de Uberaba

Com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos uberabenses com foco na saúde, o vereador primeiro secretário da Câmara, Luiz Humberto Dutra (PDT), quer que a prefeitura implante no município, o mesmo sistema de academias visto em Maringá. Em visita recente aquela cidade, juntamente com o vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB), Dutra se inteirou sobre o Programa Maringá Saúde, que faz parte do Programa Brasil Sustentável do Ministério da Saúde. O programa segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde e se constituí na implantação de academias nos bairros da cidade. Em Maringá são encontrados três modelos de academias, sendo: ATI (Academia da Terceira Idade), APE (Academia para Especiais) e API (Academia para Primeira Idade). Para montar qualquer um dos modelos é necessário apenas um espaço de 5m x 11m e que, segundo Dutra, não tem outro custo para o município.
O vereador explicou que, atualmente, Maringá tem 41 academias, instaladas ao lado de postos de saúde, bosques, praças públicas, entidades para portadores de necessidades especiais, entre outros. “As pessoas que fazem os exercícios são acompanhadas por profissionais das áreas de educação física, fisioterapia e enfermeiros que orientam sobre a maneira correta de utilizar os equipamentos”, disse Dutra.
Godoy, que também aposta no projeto para beneficiar a sociedade uberabense, destacou que no Brasil já são quase 700 unidades instaladas em 577 cidades. “Em Maringá os cidadãos trocaram os postos de saúde pela academia. O programa previne doenças através da prática regular de exercícios físicos, reeducação alimentar e combate ao tabagismo. É um programa simples, objetivo e que dá resultado”, afirmou Godoy.
Dutra disse também que estará encaminhando ao prefeito Anderson Adauto, todos os dados, fotos e vídeos sobre o projeto, visto a prefeitura poderá implementar parcerias para viabilizar o projeto.