Edmilson quer que Executivo disponibilize veterinários para atender animais dos pequenos produtores

21/07/2014 00:00

Mecanismos de atendimento aos pequenos produtores rurais do município com a assistência de médicos veterinários que possam acompanhar o desempenho do rebanho estão em proposta do vereador Edmilson de Paula (PRTB). Ele argumenta que o setor tem sido o grande responsável pela produção de leite e derivados que abastecem o município e região.

Edmilson enfatiza que a atividade leiteira é a principal fonte de renda da maioria dos pequenos produtores, e por isso reitera indicação enviada anteriormente ao prefeito Paulo Piau, solicitando a disponibilidade de uma equipe de veterinários para o atendimento aos animais de grande porte na zona rural.

"Esses produtores, moradores de pequenas chácaras, não têm as mínimas condições de arcar com as despesas dessa natureza e com medidas simples, como a orientação adequada de um veterinário, a produtividade e os lucros poderão ser maiores",pondera o vereador.

O representante do Legislativo diz que seriam necessárias visitas periódicas de um veterinário às propriedades rurais para delinear procedimentos que vão melhorar a saúde do rebanho bovino, assim como dos demais animais de médio e pequeno porte.

O vereador adianta que já entrou em contato com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Antonio Carlos Barbosa, e pediu a ele que marque uma reunião com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, a fim de agilizar suas reivindicações.

Finalizando,o vereador destaca a importância dos animais estarem saudáveis, e que na maioria das vezes, "não podem comprar nem  os remédios, imagina que pagar pelos serviços de um veterinário", conclui.