Escritores recebem Medalha Doutor José Mendonça na Câmara Municipal

21/03/2013 00:00

Escritores recebem Medalha Doutor José Mendonça na Câmara Municipal

Representantes da Academia de Letras do Triângulo (ALTM) foram homenageados pela Câmara Municipal. A solenidade de entrega da Medalha Doutor José Mendonça aconteceu no Plenário, durante Sessão Solene desta terça-feira (19).

A comenda foi instituída no ano de 2005, através da Resolução 2.081, para ser entregue bienalmente. Uma das autoras da Resolução, que criou a homenagem, a ex-vereadora Terezinha Cartafina esteve presente na CMU. Outro autor do projeto, Jesus Manzano, já falecido, foi representado pela filha, Nádia Coelho Manzano.

Além dos vereadores, também participaram da solenidade o vice-prefeito Almir Silva, representando o Executivo, o presidente da ALTM, Jorge Alberto Nabut, o historiador Pedro Lima (que idealizou a honraria), o ex-vereador e diretor da Fundação Cultural, Carlos Alberto de Godoy, entre outros convidados.

Duas pessoas ou empresas são agraciadas com a Medalha, uma de grande destaque no meio artístico e cultural, bem como uma entidade e/ou empresa da iniciativa pública ou privada, que mantenham, em seu quadro de responsabilidade social, o incentivo à cultura. A pessoa, entidade e/ou empresa pode trabalhar nos mais variados aspectos e nos mais diferentes setores da cultura, como teatro, música, literatura, cinema e/ou vídeo, artesanato, artes plásticas, arquitetura, dança, ciência, folclore, além de pesquisas e estudos sobre a história da região.

Os nomes são escolhidos por uma Comissão Especial, formada por representantes da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, da Fundação Cultural de Uberaba, do Arquivo Público e do Poder Legislativo.

Este ano receberam a homenagem o médico cardiologista, professor e escritor José Humberto Silva Henriques, que tem dezenas de livros escritos, sendo 31 publicados, além de 38 premiações, entre nacionais e internacionais, e o também escritor, compositor e engenheiro João Eurípedes Sabino, que já publicou crônicas e vários livros, entre eles destaca-se a obra "Andarilho, quem ele é". Os homenageados receberam as medalhas e os certificados do Poder Legislativo.

Terezinha Cartafina parabenizou a Câmara pela escolha dos homenageados. Já o presidente da CMU, Elmar Humberto Goulart (PSL), agradeceu aos autores da Resolução, por tê-la criado e destacou a amizade com João Eurípedes Sabino e a genialidade de José Humberto Henriques. "Eles são merecedores desta honraria", afirmou o presidente.