Franco apresenta requerimentos que beneficiam jovens

17/12/2014 00:00

O vereador Franco Cartafina (PRB) apresentou requerimento em Plenário, solicitando à Presidência da Câmara viabilizar a criação de uma Comissão com o objetivo de realizar estudos, a fim de elaborar o Plano Municipal de Juventude.

De acordo com Franco, o Plano Municipal de Juventude está previsto na Lei Orgânica Municipal, devendo ter duração decenal. "Ele definirá as diretrizes das políticas públicas voltadas à juventude no Município", disse o vereador, que destacou ainda que “deve-se levar em consideração sua elaboração em conjunto com todos os atores envolvidos nas políticas públicas de juventude, seja os poderes constituídos ou os órgãos de controle social como conselho de juventude e entidades jovens organizadas, bem como as propostas tiradas da 4ª Conferência Municipal de Juventude”. Para o parlamentar, a comissão conjunta entre os Poderes Legislativo e Executivo é necessária "para que possamos avançar nessa matéria e beneficiar 1/4 da nossa população".

Outro desejo do vereador, também relacionado aos jovens, é a construção de um Centro de Referência da Juventude em Uberaba, cuja solicitação será feita ao prefeito Paulo Piau através de requerimento já apresentado na Casa.

Franco ressaltou que para a concretização desse centro, nos moldes do que existe em Belo Horizonte, deverá ser feita uma parceria/convênio junto ao Governo do Estado. "Os objetivos do Centro de Referência da Juventude são: construir o primeiro aparelho público direcionado especificamente para o segmento jovem em Minas Gerais; promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, dentre outras, voltadas para o público de 15 a 29 anos; produzir e divulgar informações de interesse dos jovens; ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que auxiliem na inserção social dos jovens; articular-se com entidades e instituições ligadas ao universo da juventude, bem como integrar e apoiar iniciativas locais", explicou.