O vereador Franco Cartafina integra a RAPS e participou do módulo ministrado no último fim de semana, em São Paulo, pelo professor norte-americano Steve Jarding 

 

O vereador Franco Cartafina (PHS) de Uberaba (MG) esteve em São Paulo para participar do Módulo II de Formação de Lideres RAPS 2017, ministrado nos dias 25, 26 e 27 deste mês. Organizado pela área de Projetos, coordenada por Vanessa Pechiaia, o módulo teve como convidado especial o professor norte-americano Steve Jarding, da Escola de Governo da Universidade de Harvard, que todos os anos vem ao Brasil, a convite da RAPS, para ministrar o Media Training com as lideranças políticas da organização. Durante os três dias, os Líderes RAPS da turma de 2017 participaram de uma verdadeira imersão sobre o tema.   “O momento é de crise, pois a governança que temos hoje, no geral, não é boa. Mas há uma oportunidade, uma boa notícia: se conseguirmos atrair lideranças boas para a política, podemos reverter esse quadro de alguma forma”, explicou Jarding, dando boas-vindas aos participantes.  A grande experiência e formação do professor norte-americano tornou o curso uma oportunidade ímpar de aprendizado. Jarding ressaltou que todos têm uma responsabilidade muito séria: liderar.  "Eu posso olhar para todos vocês aqui hoje e dizer que o próximo grande líder do Brasil está sentado nesta sala”, explicou.

Steve Jarding é reconhecido internacionalmente como especialista na área de campanhas políticas. Participou da coordenação de diversas campanhas nos EUA, em particular dos senadores Tom Daschle, Bob Kerrey, Jim Webb, John Edwards, Tim Johnson e Mark Warner. Fazer discursos simples e objetivos, devotar tempo integral, assumir uma postura amigável e segura e não ceder à tentação de mentir, mesmo que o assunto seja de algum modo espinhoso, foram algumas das orientações que ele enfatizou em sua apresentação.

Além das melhores técnicas de construção e transmissão da mensagem política, formação de uma boa equipe e construção de uma agenda, o professor também fez uma análise sobre a importância de pessoas éticas entrarem para a política e reverterem essa crise mundial de representatividade. Disse que a política não tem a ver com aqueles que servem, mas com os que serão servidos explicando que as motivações para entrar na área da política não devem estar associadas meramente ao poder ou ao dinheiro, mas sim ao desejo de mudar positivamente a vida das pessoas. "E é exatamente assim que eu penso e ajo.  Esse é o motivo que me trouxe até aqui e me inspira a continuar fazendo cada vez mais por um número maior de pessoas", enfatiza o vereador Franco Cartafina. 

A RAPS-Rede de Ação Política pela Sustentabilidade contribui para o aperfeiçoamento do processo político e da democracia brasileira na medida em que identifica e estrutura uma rede de lideranças alinhadas em princípios e valores e, fundamentalmente, comprometidas e engajadas com a construção de um país mais justo, próspero, democrático e sustentável. Entre 1.200 inscritos em todo o país, Franco é um dos 56 políticos selecionados por reunirem as qualidades dos líderes desejados: vocacionados a atuar diretamente na política institucional, com potencial para postular ativamente em processos eleitorais, comprometido com a ética, a transparência e os valores e princípios da sustentabilidade.

 

Jorn. Rose Dutra

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020