Franco Cartafina solicita maior abrangência do Programa Ciência sem Fronteiras

15/09/2014 00:00

O vereador Franco Cartafina (PRB) solicitou hoje (15), no plenário, a extensão de programa do Governo Federal, chamado Ciência sem Fronteiras, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O Requerimento endereçado aos Ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Educação (MEC) solicita o desdobramento do programa de modo que contemple também a área de Humanas.

Segundo Franco, atualmente, o Ciência sem Fronteiras só atende aos alunos das áreas de Ciências Exatas e da Saúde ou aquelas outras consideradas aplicadas, voltadas principalmente para o desenvolvimento tecnológico, como as engenharias, farmácia, etc. "É importante destacar a necessidade da expansão do programa para outras áreas do conhecimento que não são hoje contempladas, como no caso das Ciências Humanas e Sociais, de forma que sejam atendidos os cursos de Direito, História, Filosofia, entre outros", alertou. Para o vereador, “não se pode deixar de atender e privilegiar importantes áreas do conhecimento humano em detrimento de outras”.

Franco acredita que, caso a solicitação seja atendida, ela contemplaria uma fatia grande de jovens interessados em adquirir conhecimentos.

Ciência sem Fronteiras - O projeto promove intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Entre os objetivos do programa estão: investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento; aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior; promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros; ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas; e atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

Os estudantes e pesquisadores do Ciência sem Fronteiras terão o seu treinamento nas melhores instituições e grupos de pesquisa disponíveis, prioritariamente entre os mais bem conceituados para cada grande área do conhecimento de acordo com os principais rankings internacionais.

Departamento de Comunicação