Franco inclui "Janeiro Branco" no Calendário Oficial

15/01/2018 17:56

Compartilhar

 

Plantão Psicológico Solidário será promovido no dia 27; as vagas são limitadas e as inscrições estão abertas

 

Foto Divulgação
O vereador Franco Cartafina,  na foto com os psicólogos Alessandra Sallum e Leonardo Abraão,  está convicto de que além da atenção à saúde física, é preciso olhar a saúde mental

 

 

Projeto de autoria do vereador Franco Cartafina (PHS) institui o “Janeiro Branco” no calendário oficial de eventos da cidade. A campanha objetiva chamar a atenção e criar ações visando a conscientização a respeito da saúde mental, que inclui doenças como a depressão, a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico, esquizofrenia ou a bipolaridade. O vereador acatou a proposta dos psicólogos Alessandra  Sallum e Leonardo Abrahão e elaborou o projeto aprovado pela Câmara Municipal em outubro do ano passado. O projeto tem coautoria do vereador Almir Silva. O vereador Franco é cauteloso com relação  à Lei do Calendário Popular do Município para que as datas se tornem de fato referência. Acrescenta que em tempo de grande preocupação com a saúde física, é preciso pensar também na questão emocional.  Segundo ele, a época foi escolhida porque em dezembro encerra um ciclo e começa outro na vida de todos. Franco destacou que o trabalho tem sido desenvolvido em outras cidades buscando a conscientização quanto aos cuidados com a saúde mental.

A psicóloga Alessandra Sallum concorda com o vereador e observa que janeiro é o mês em que as pessoas fazem planos e a ideia é incluir o cuidado com a saúde mental nesta lista. Ainda existe um preconceito em relação à psicologia, de acordo com a especialista, que precisa ser quebrado. "As pessoas não entendem que a saúde mental é algo importante e acabam deixando isso de lado. É preciso colocar um olhar mais atento nesse sentindo", diz.
No mês dedicado a abordar e desenvolver ações relacionadas à saúde mental, a Clínica Psicociente promoverá o 3º Plantão Psicológico Solidário, no dia 27 de janeiro, das 8h às 12h, na rua Vigário Silva, nº 1.332, no bairro Bom Retiro. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem fazer o agendamento pessoalmente ou por telefone pelos números (34) 3312-9247 e 9.9638-9639. Para a cidade, segundo Alessandra, o Janeiro Branco é importante porque marca a conscientização quanto aos cuidados da saúde mental de todas as pessoas, um olhar voltado para esse conhecimento e maior investimento na área. Não basta olhar só para a saúde física, mas olhar o ser humano de forma completa. Colocar o Janeiro Branco no Calendário oficial da cidade a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul,  traz essa temática para o foco da atenção e para conscientizar o poder público e instituições privadas para cuidarem deste assunto. A clínica dela, inclusive, é privada, e apresentou a proposta para Uberaba. Ela entrou em contato com o psicólogo Leonardo Abrahão, que é o idealizador da campanha, e os dois juntos foram à Câmara apresentar a ideia ao vereador Franco Cartafina.
As estatísticas do INSS, de acordo com Alessandra, apontam que as questões emocionais estão entre as maiores causas de afastamento do trabalho.  Se a dimensão emocional causa tantos prejuízos inclusive financeiros, está na hora de olhá-la com mais carinho, diz. Além de incentivo, a campanha abre portas para a pesquisa,  propicia campo de trabalho para os profissionais, abre várias possibilidades para a população que enfrenta as doenças emocionais encontrarem melhores condições para se colocar no ambiente de convívio e para que as pessoas convivam  melhor com as diferenças.  De forma geral,  a psicóloga afirma que o “Janeiro Branco” só tem a acrescentar.  Diz que é uma ideia que veio para ficar, querem que a campanha cresça e se consolide na cidade. “Por isso, é importância de fazer parte do calendário oficial de Uberaba, para que o tema  não saia do foco”, finaliza.

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados