Gasoduto e fábrica de Amônia e Uréia

23/03/2010 00:00

Gasoduto e fábrica de Amônia e Uréia
Vereadores ressaltam importância dos projetos para a região

Após o anúncio sobre a definição da Petrobrás, de que Uberaba irá receber a fábrica de Amônia e Uréia, os vereadores ressaltaram a importância deste investimento para Uberaba e região. O tema foi discutido por vários vereadores, durante o tempo de explicação pessoal, na reunião ordinária desta tarde (22/03). O vereador Itamar Ribeiro de Rezende, lembrou que a fábrica irá gerar emprego e renda para o município, bem como a obra anunciada pelo governo do Estado, para construção do gasoduto. No entanto, disse ele, vai ficar mais tranqüilo quando as obras tiverem início. Os vereadores José Severino Rosa e Luiz Humberto Dutra, destacaram que a cidade irá se transformar, enquanto o vereador João Gilberto Ripposati falou sobre a necessidade de fazer um planejamento para comportar as necessidades que se apresentarão. Ripposati destacou também que esta conquista se deve ao trabalho unificado dos detentores de mandatos em prol do bem comum. “Tanto o prefeito Anderson, quanto o secretário Sérgio Barroso, o governador Aécio Neves e o vice-presidente José Alencar souberam conduzir este processo e também a própria Câmara que externou através de diversos documentos o desejo de que este projeto se tornasse viável. Quando trabalhamos juntos o resultado é positivo”, destacou.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Cléber Cabeludo, destacou a participação do presidente em exercício na época, José Alencar, em relação à definição da Petrobrás por Uberaba. Nesta questão, o vereador Tony Carlos também foi enfático, chegando a informar aos colegas de plenário, que a ordem foi de José Alencar quando de reunião com a direção da Petrobrás. “Posteriormente, com o retorno de Lula ao país ele disse o que havia feito e o presidente endossou sua palavra junto a Petrobrás. Para mim, esta unidade de amônia e uréia deveria ser denominada de “José Alencar”, que tem se mostrado um parceiro de primeira hora de nossa cidade”, disse.
Ainda segundo Tony, estes novos investimentos, a primeira vista, deve gerar oito mil empregos, pois a fábrica é considerada “mãe”, ou seja, junto com ela, outras empresas poderão se instalar na cidade. Assim como Ripposati, Tony lembrou da necessidade de a cidade se preparar para este crescimento e ressaltou que a Câmara terá que dar sua contribuição neste sentido. O vereador, segundo secretário da Casa, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin, em tom otimista, lembrou que agora é necessário o governo municipal, junto com o Estado definir em qual local do Distrito Industrial a fábrica será construída. Analisando os novos investimentos, Lerin acredita que dentro de 10 anos, Uberaba terá mais de 500 mil habitantes. “Com este crescimento temos que nos questionar sobre a capacidade de Uberaba para receber o desenvolvimento. Temos que pensar em transporte, trânsito, educação e saúde, pois a população irá crescer e, em conseqüência, a demanda de atividades públicas também”, afirmou.
Finalizando o assunto, o presidente Lourival dos Santos disse que a cidade vive um momento oportuno e que este crescimento deve acontecer sem perder de vista a qualidade de vida dos cidadãos.