Jorge quer que Estado e União estimulem a doação de sangue

Visando estimular a doação de sangue, o vereador Jorge Ferreira (PMN) está propondo, através de requerimento, ações em nível Estadual e Federal. No requerimento 1203, encaminhado ao deputado federal Walter Tosta, o vereador sugere a apresentação de um Projeto de Lei, que dispõe sobre a concessão de descontos e isenção da taxa de inscrição aos doadores de sangue fidelizados nos vestibulares de todas as instituições de ensino superior. “Apesar de termos várias leis e campanhas motivando a população para que doe sangue, ainda estamos aquém do necessário para salvarmos vidas. Esta proposta está voltada aos universitários, que são milhares por todo Brasil”, destacou.
No requerimento, Jorge sugere que o desconto seja de 50% aos doadores de sangue devidamente comprovados e isenção de taxa de inscrição aos doadores cujo fator Rh é negativo. Para o parlamentar a elaboração e aprovação desta matéria no Congresso constituem de medida eficaz e premente de contribuir para a normalização e manutenção do estoque de sangue em várias cidades. “É uma forma de obtermos o apoio e mobilização das faculdades e em contrapartida, desenvolvermos ações educativas e informativas aos jovens para que doem sangue e salvem vidas”, disse.
Estado – Já em nível estadual, o requerimento 1202, foi encaminhado ao Deputado Estadual Eleito, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PTB). Jorge propôs ao colega de plenário, que ao chegar a Assembleia de Minas, apresente projeto de Lei que disponha sobre o “Serviço de Coleta de Sangue Itinerante”. O vereador lembra que muitos cidadãos não doam sangue, devido à dificuldade de ir ao local da coleta. “Ao invés da população ir ao Hemominas, o serviço de coleta vai até ela. Isso é necessário, visto que devido às múltiplas tarefas diárias os cidadãos não tem tempo sequer para se deslocarem até o local e, em alguns casos, nem dinheiro para o transporte”, explicou.
Jorge sugere que o projeto seja desenvolvido em um ônibus totalmente equipado para realizar as coletas itinerantes. A unidade móvel se deslocaria até os bairros para fazer as colegas, atendendo inclusive, com agendamento telefônico. Para o vereador “estas ações são simples e terão um retorno imediato, pois a população terá este incentivo, visto o encurtamento da distância entre o doador e o responsável pela coleta”.

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020