Kaká Carneiro traz técnicas de cultivo da Pitaya para Uberaba

18/03/2019 13:42

Compartilhar

Vereador Kaká Carneiro trouxe neste final de semana o I Encontro Nacional dos Agricultores de Pitaya para Uberaba. O evento foi realizado por meio do Sindicato Rural de Uberaba em parceria com o Grupo Pitaya do Brasil e a Associação dos Produtores de Pitaya e a Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (FAZU).

Centenas de pessoas, entre agricultores, técnicos, professores e universitários, tiveram acesso, durante dois dias, a palestras com especialistas, debates e estudos técnicos sobre o cultivo e manejo do fruto, que possui alto valor agregado e muitos benefícios para a saúde humana. 

A atuação decisiva do vereador se concretizou no maior encontro de pitayeiros do Brasil. Segundo Kaká Carneiro, o objetivo foi alcançado plenamente visto que a discussão técnica garantiu, de forma objetiva e profunda, o conhecimento em torno do cultivo da Pitaya em Uberaba. "Nossa ideia foi realmente dar ao agricultor e as pessoas interessadas, o conhecimento técnico para o fomento de Pitaya em Uberaba. Neste sentido, nós podemos garantir a inserção de mais um tipo de agricultura em nossa cidade, com geração de emprego e renda para a população", afirma. 

De acordo com ele, o fruto tem grande aceitação no mercado e o município tem as condições favoráveis para seu plantio. " Queremos implementar a agricultura familiar", diz. 

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, diz que o interesse da entidade é garantir subsídios ao produtor rural, oferecendo alternativas de cultivo. "Este é o nosso trabalho. Esperamos que esta discussão técnica seja positiva e incentive o produtor rural a produzir a Pitaya", completa. 

O presidente do Grupo Pitaya do Brasil, Jorge Volkweis comemora o resultado positivo do encontro, que atingiu sua proposta inicial, de reunir em um só lugar, técnicos, agricultores e apaixonados pela Pitaya, conhecida como o "fruto do bem", devido a riqueza de nutrientes, benéficos à saúde. " Estamos muito gratos a receptividade de todos e esperamos que o cultivo da Pitaya só aumente após este evento, que trouxe riqueza de informação a todos os participantes", afirmou.

O secretário de Agricultura, Luiz Carlos Saad, marcou presença na abertura do encontro e assegurou todo apoio do município. "Estamos do lado do agricultor e vamos dar todo apoio necessário", afirmou. 

Kaká Carneiro agradece ao Sindicato Rural de Uberaba, em nome do presidente Romeu Borges e ainda a Fazu, por meio da professora, Márcia Aparecida Borges Barbosa Barrado e ao produtor de Pitaya, Sebastião Almeida. Para ele, estas pessoas foram fundamentais para o sucesso do encontro. "Estamos muito contentes com resultado. Só temos que agradecer a todos por contribuir com o produtor rural uberabense", finalizou. 

 

Jornalista Dany Brito

Assessoria do vereador Kaká Carneiro

18/03/2019
 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados