Kaká Se Liga discute uma série de questões sobre a saúde municipal com Fahim Sawan

17/01/2013 00:00

A demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São Benedito foi das questões levadas pelo vereador Kaká Se Liga (PSL), nesta segunda-feira (14), durante reunião com o secretário de Saúde, Fahim Sawan. O problema foi constatado na tarde de sexta-feira passada quanto o vereador esteve no local com objetivo de conhecer a realidade daquela estrutura voltada para atender urgências e emergências médicas em Uberaba.
Durante a visita, Kaká Se Liga conversou com vários pacientes que aguardavam atendimento. Alguns estavam esperando há mais de seis horas, conforme pode constatar o vereador, defendendo a humanização do atendimento à população. Outros lhe queixaram que os profissionais sequer aferem a pressão arterial.  Ele também defendeu junto ao titular da SMS que os pacientes que procuram a UPA recebam algum tipo de alimentação, lembrando que a administração municipal dispõe de um centro de panificação.
Kaká se Liga ainda contou ao secretário que, durante sua passagem pelo local, tomou conhecimento da falta de manutenção dos equipamentos médico-hospitalares. "São macas e cadeiras de rodas quebradas. O ar condicionado está sem instalar e falta uma peça para o circuito de TV funcionar", comentou o vereador, destacando ainda ser necessário o aumento de servidores. No ano passado, eram 230 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo. Hoje, são apenas 147, segundo os dados obtidos com a coordenação da UPA São Benedito.
Durante a agenda com o secretário, Kaká Se Liga ainda apresentou os problemas constatados na UPA do Mirante, onde também realizou uma visita surpresa, e reforçou sua preocupação com uma possível epidemia de dengue no Município. Inclusive, ele participou, nesta segunda-feira, do lançamento do mutirão, realizada na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha. "Estamos percebendo que existe uma ação direcionada para este problema sendo realizada pelo governo municipal", afirmou.
Fahim Sawan lhe disse que estará olhando com atenção sobre a situação das duas UPAs em funcionamento no Município. "Ele disse que já está fazendo os levantamentos administrativos voltados para estas estruturas e para as Unidades Básicas de Saúde", conta.
No encontro, o vereador ainda aproveitou para levar as demandas referentes a Fundação de Assistência ao Especial Caminhar de Uberaba (Fundaesp). Segundo Kaká Se Liga, a intenção foi buscar junto ao secretário o apoio para a ampliação e o credenciamento para que o atendimento aos pacientes ocorra em dois turnos ou em período integral. Entre as alternativas estudadas com Fahim Sawan está a possibilidade de a instituição ser transformada em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Esta discussão contou com a presença da presidente da Fundaesp, Claudia Simone de Oliveira e do vice, Fernando Cordeiro Kalil.
O vereador também aproveitou para reforçar a necessidade de uma nova Unidade Básica de Saúde para o Santa Maria. A estrutura atual não suporta a demanda de paciente. "Precisamos de uma nova UBS", colocou o vereador, destacando que na Lei Orçamentária Anual (LOA) existe verba para a construção de duas novas unidades em 2013.
Daniela Brito - Assessora de Imprensa - Gabinete Kaká Se Liga