Acessibilidade foi tema de discussão nesta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Uberaba. O assunto foi abordado pela presidente da ONG Voluntários da Acessibilidade, Claudia Maia, a convite do vereador Kaká Se Liga.

Em nível nacional, os deficientes são cerca de 45 milhões de pessoas, ou seja, 23% da população brasileira. Daqui a dez anos, conforme estudos, estima-se que serão 30% da população, o que representa quase 50 milhões de brasileiros.

De acordo com Claudia Maia, não existe sequer um levantamento oficial de quantos deficientes existem no município. “Não há nenhuma pesquisa oficial quanto a real situação quanto ao número de deficientes físicos em Uberaba”.

Ela diz que os deficientes físicos têm violado um direito constitucional que é o de ir e vir. Isso porque apenas 4% das vias públicas de todo o país possuem acessibilidade. Em Uberaba, o índice é bem menor, 1%. “As condições da cidade não permitem esse direito. Uberaba está apenas engatinhando no que tange a acessibilidade”.

Ela destaca ainda a falta de respeito que existe quanto as vagas de deficientes. Para isso, ela desenvolve até uma campanha para conscientizar quanto ao problema. “As vagas são destinadas a pessoas com deficiência física e não deficientes de educação”.

Claudia Maia também lamentou a situação de os deficientes não terem uma banca adaptada para que os deficientes tirem carteira de habilitação. Para isso, o candidato deve se deslocar para Belo Horizonte.

 “A acessibilidade é de extrema importância. Precisamos desenvolver mais políticas públicas para os deficientes”, defende o vereador.

O tema gerou diversas manifestações em plenário, com posicionamento de outros vereadores, que também criticaram a falta de acessibilidade em Uberaba.

 

Jorn. Daniela Brito

Assessora de Imprensa do Vereador Kaká

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020