Kaka Se Liga leva a “acessibilidade” para debate na sessão plenária

11/12/2015 09:34

Acessibilidade foi tema de discussão nesta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Uberaba. O assunto foi abordado pela presidente da ONG Voluntários da Acessibilidade, Claudia Maia, a convite do vereador Kaká Se Liga.

Em nível nacional, os deficientes são cerca de 45 milhões de pessoas, ou seja, 23% da população brasileira. Daqui a dez anos, conforme estudos, estima-se que serão 30% da população, o que representa quase 50 milhões de brasileiros.

De acordo com Claudia Maia, não existe sequer um levantamento oficial de quantos deficientes existem no município. “Não há nenhuma pesquisa oficial quanto a real situação quanto ao número de deficientes físicos em Uberaba”.

Ela diz que os deficientes físicos têm violado um direito constitucional que é o de ir e vir. Isso porque apenas 4% das vias públicas de todo o país possuem acessibilidade. Em Uberaba, o índice é bem menor, 1%. “As condições da cidade não permitem esse direito. Uberaba está apenas engatinhando no que tange a acessibilidade”.

Ela destaca ainda a falta de respeito que existe quanto as vagas de deficientes. Para isso, ela desenvolve até uma campanha para conscientizar quanto ao problema. “As vagas são destinadas a pessoas com deficiência física e não deficientes de educação”.

Claudia Maia também lamentou a situação de os deficientes não terem uma banca adaptada para que os deficientes tirem carteira de habilitação. Para isso, o candidato deve se deslocar para Belo Horizonte.

“A acessibilidade é de extrema importância. Precisamos desenvolver mais políticas públicas para os deficientes”, defende o vereador.

O tema gerou diversas manifestações em plenário, com posicionamento de outros vereadores, que também criticaram a falta de acessibilidade em Uberaba.

Jorn. Daniela Brito

Assessora de Imprensa do Vereador Kaká