Kaká Se Liga questiona a oscilação dos preços dos combustíveis

25/11/2013 00:00

Kaká Se Liga questiona a oscilação dos preços dos combustíveis
Na última reunião do mês, nesta sexta-feira (22), foi aprovado o requerimento do vereador Edcarlo Carneiro - Kaká Se Liga (PSL) que solicita uma reunião com o presidente da Associação dos Revendedores de Derivados de Petróleo de Uberaba - ASPETRU, José Antônio Nascimento Cunha, para que esclareça as constantes oscilações dos valores de combustível nos postos da cidade.
Segundo o vereador, nos últimos vinte dias o preço variou de 2,69 a 3 reais. "Um dia era um preço, uma semana depois o preço caía, na outra subia e assim não fixava um valor. Então me pergunto se estão nos fazendo do bobo ou não sei o que acontece, por isso quero esclarecimentos", questionou. Ressaltou ainda o preço abusivo cobrado em Uberaba, comparado a cidades vizinhas.
O vereador Luiz Dutra disse que em julho encaminhou um requerimento ao presidente da ASPETRU solicitando a aplicação, junto aos postos de combustíveis, do preço de mercado, o mesmo praticado nos municípios próximos de Uberaba. Informou que recebeu hoje um ofício da associação esclarecendo que não compete a ela, nos termos do estatuto, interferir nos preços dos produtos comercializados pelos associados, isto é, a instituição não tem nenhuma responsabilidade por aumento ou redução de valores.
A ASPETRU ressaltou ainda que os preços cobrados dependem de diversos fatores que fogem da responsabilidade dos associados, que é a carga tributária, concorrência de mercado e estrutura de custos de cada posto (encargos trabalhistas, frete, volume movimentado, margem de lucro, etc).
O presidente da associação esclareceu ainda que o mercado da gasolina no Brasil hoje é regulamentado pela ANP e pela Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo) e, desta forma, o preço é definido pelo próprio mercado, em cumprimento dos princípios da livre iniciativa e livre concorrência, justificando assim que, eventuais ajustes, num ambiente de livre competição, tenham a finalidade de assegurar a viabilidade econômica e propiciar o retorno financeiro almejado pelos donos de postos.
Diz ainda na correspondência, que conforme levantamento realizado pela ANP, os preços praticados pelos postos uberabenses estão abaixo da média daqueles praticados nas cidades circunvizinhas.
O vereador Kaká não se sentiu satisfeito com a resposta da ASPETRU referente ao requerimento do vereador Luiz Dutra, mesmo assim insistiu que irá manter seu pedido de reunião com o presidente da instituição. Disse que com muita ética e transparência quer ouvir a ASPETRU e convidou o vereador Luiz Dutra para participar do encontro.