Legislativo inaugura Escola do Legislativo e Biblioteca do Povo no novo Anexo

29/09/2015 14:23

A Câmara Municipal de Uberaba inaugurou nesta segunda-feira (28) a Escola do Legislativo “Vereador Paulo Silva” e a Biblioteca do Povo “Professora Terezinha Hueb de Menezes”. Ambos vão funcionar no Anexo Nagib Cecílio.

Na oportunidade também aconteceu o lançamento da Oficina Interlegis do Senado Federal para a revisão dos Regimentos Internos e Leis Orgânicas Municipais de Uberaba e região. Estavam presentes o presidente Luiz Dutra (SD), o 1º secretário da Mesa Diretora, Samuel Pereira (PR) e o vereador Franco Cartafina (PRB).

Também compareceram ao evento o subsecretário de Educação e Cultura, Eduardo Fernandes Callegari, e o diretor de Assuntos Estratégicos da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Luiz Kirchner. A família da professora Terezinha Hueb de Menezes, foi representada por um dos filhos, Fernando Hueb de Menezes, chefe de Gabinete do Prefeito Paulo Piau, enquanto a família do ex-vereador Paulo Silva, foi representada por sua ex-esposa, Genazir Silva (Gê Silva).

A solenidade foi iniciada com a participação do coral dos alunos do pré-escolar do Cemei Professora Maria Emerenciana Cardoso, que cantaram o Hino de Uberaba, sob a regência da professora Maria Lúcia.

Fernando Hueb agradeceu ao Poder Legislativo, em nome da família. Segundo ele, a homenagem a Terezinha Hueb de Menezes significa resgatar tudo o que a mãe representou para eles, assim como os 57 anos que ela dedicou à educação, além dos vários ensinamentos que deixou em seus textos. “Inaugurando a Biblioteca, o Legislativo faz o que Terezinha Hueb sempre falou, está plantando uma semente”, concluiu Fernando.

Gê Silva falou pela família do ex-vereador Paulo Silva, que agora empresta o nome a Escola do Legislativo. “Somos conhecidos pelo que somos ou pelo que fomos. A Escola do Legislativo dará muitos benefícios a quem passar por ela”, afirmou a ex-mulher do homenageado.

“Que seu nome se perpetue para sempre na história de Uberaba. Tenho certeza de que esteja onde estiver, o Paulo está muito feliz”, finalizou.

O subsecretário de Educação e Cultura, Eduardo Callegari, destacou que é uma data especial para os educadores do Município. Segundo ele, a Escola do Legislativo é algo novo, que gera muita expectativa. Sobre a Biblioteca do Povo, ele disse que “os professores se preocupam com exemplos e Terezinha Hueb foi um grande exemplo”.

Sobre os homenageados, Luiz Dutra afirmou que a escolha de Terezinha Hueb foi uma unanimidade entre os vereadores, pelo trabalho que ela realizou. Sobre Paulo Silva, o presidente lembrou que teve a honra de trabalhar com ele na CMU durante a legislatura de 1997 ao ano 2000. “Ele merece muito mais do que esta homenagem”, afirmou Dutra.

Na oportunidade o escritor João Eurípedes Sabino entregou ao presidente um exemplar do livro de sua autoria “Zote que eu vi”, para integrar o acervo, o qual está sendo montado através de doações. Quanto aos móveis da Biblioteca, os mesmos estão sendo adquiridos através de processo de licitação.

Ainda segundo Dutra, ele espera uma interação e troca de experiências com a Escola do Legislativo de Uberlândia, que enviou um representante. O presidente também agradeceu aos funcionários e servidores que ajudaram na inauguração do novo Anexo, da Escola do Legislativo e da Biblioteca do Povo.

Dutra voltou a afirmar que seu objetivo agora é conseguir construir uma sede própria para a Câmara e transformar o paço em um Museu, um espaço para memórias. Mas, enquanto isto não acontece, Dutra lembrou que o prédio da praça Rui Barbosa vai passar por uma reforma no início de 2016.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU