Legislativo presta homenagem pelos 40 anos da paróquia de São José

28/11/2018 11:01

Os 40 anos de fundação da paróquia de São José receberam uma Homenagem Especial da Câmara Municipal de Uberaba. A iniciativa foi dos vereadores Rubério dos Santos (MDB) e Luiz Dutra (MDB).

A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, com as presenças da coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Valdete Neves Silva, e da vice-coordenadora do Conselho Pastoral, Maria José de Souza.

A paróquia fica localizada na praça Pio XII, bairro Gameleira II. A pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 1º de maio de 1976, no território da paróquia de Nossa Senhora da Abadia. O vigário na época era o padre Ângelo Pozzani e o arcebispo da arquidiocese era Dom José Pedro Costa.

A construção da igreja realizou um desejo do povo, que se reunia para rezar na praça, próximo ao tronco de uma antiga gameleira. Os trabalhos de construção eram feitos pelo sistema de mutirão nos finais de semana. As irmãs dominicanas, que desde 1976 residiam no bairro, iniciaram a partir daí a formação de comunidades eclesiais de base.

No dia 27 de novembro de 1978, Dom Benedito criou a paróquia de São José, sob a responsabilidade do padre Francisco Esteves e das irmãs dominicanas da comunidade da Abadia. Em 1982, sob a responsabilidade das irmãs, instituiu-se um centro de evangelização e educação de base.

No período de 1982 a 1985, como resposta às necessidades do bairro, foi construída uma creche ao lado da matriz, onde passaram a ser atendidas crianças de zero a 15 anos, que recebiam acompanhamento específico, atividades diversas e reforço escolar. Também na igreja, foi criada uma organização profissionalizante, o “Artesanato São José”, com o objetivo de iniciar crianças, adolescentes e adultos em trabalhos manuais, como bordado e tricô à máquina.

Segundo o presidente Dutra, é uma honra prestar a homenagem, pois o Poder Legislativo reconhece o trabalho social desenvolvido pela igreja nas últimas quatro décadas.

A coordenadora Valdete Neves, justificou a ausência do pároco, José Antônio Fontes, que não pode estar presente na solenidade. Ela agradeceu pela homenagem, lembrado os 40 anos de trabalhos especiais, desenvolvidos pela paróquia junto a comunidade. “Faz uma semana que estamos comemorando a data, fechada com chave de ouro, com esta homenagem”, afirmou a representante da paróquia.

O vereador Rubério parabenizou a igreja pelos 40 anos de luta e amor ao próximo, ajudando o ser humano, principalmente aqueles mais marginalizados. De acordo com ele, lembrando a paróquia sempre caminhou com os pés no chão. “Que continue levando sentimentos de esperança, de fé e, sobretudo, de amor ao próximo”, concluiu Rubério.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU