Lerin quer respeito e valorização às diversidades religiosas em Uberaba

10/03/2010 00:00

Lerin quer respeito e valorização às diversidades  religiosas em Uberaba

Celebrações realizadas em Uberaba, tais como Natal, Revellion e até mesmo o Carnaval, contam sempre com verbas provenientes da prefeitura, que são destinadas previamente em lei Orçamentária. Esse apoio cultural, apesar de válido e muito importante, acaba deixando de fora muitas comunidades religiosas que preferem cultos e encontros ecumênicos nessas épocas ao invés das confraternizações festivas que geralmente acontecem na cidade todos os anos. Essa é a opinião do vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), que entrará com projeto na Câmara Municipal visando garantir uma melhor distribuição da verba destinada para a cultura nesses casos. “O projeto que proponho não onera o município, porque a verba já existe prevista no Orçamento. Quero apenas que seja distribuída de forma justa e que beneficie também os cidadãos que, por religiosidade, preferem comemorações mais voltadas às suas crenças”, explica.

Lerin cita como exemplo os shows de cantores da música gospel que não contam com auxílio municipal e que reúnem inúmeras pessoas. “Sejam evangélicos, católicos ou de outras religiões, as pessoas participam de manifestações de louvor que merecem apoio cultural. Além de muitos desses eventos revelarem grandes talentos, aproximam a comunidade da fé”, afirma. O vereador é enfático em sua proposição e defende que o projeto é a oportunidade do município valorizar a diversidade religiosa. Segundo sua assessoria, o projeto está em fase de estudos para se avaliar como seriam distribuídos os montantes destinados e quais seriam os critérios adotados. “Pretendo entrar o mais rápido possível com essa proposta”, afirma Lerin. Caso seja aprovado, o projeto colocará Uberaba em destaque nacional, uma vez que não se tem notícia de iniciativa semelhante em outros municípios.