Lideranças sociais se reúnem com Barbeirinho

31/01/2020 11:27

O vereador Cleomar Marcos de Oliveira, o Barbeirinho, recebeu em seu gabinete a líder do projeto Mulheres do Bem, Renata Nogueira, e o presidente da Oscip Saiba Viver, Nilton Resende. Eles apresentaram ao parlamentar,  iniciativa que destaca a prevenção do HIV, vírus da Aids, e de demais DSTs-Doenças Sexualmente Transmissíveis, como sífilis e outras em Uberaba.  Barbeirinho se colocou à disposição para apoiá-los, pois é um trabalho sério e muito necessário para despertar a consciência das pessoas quanto ao risco de contrair a doença, que ainda não tem cura.

A associação civil sem fins lucrativos, Vivendo com HIV – Saiba Viver,  certificada como Organização da Sociedade de Interesse Público – Oscip, foi fundada em Uberaba, no dia  16 de Outubro de 2009. Entre as finalidades, está o amparo a  soropositivos e seus familiares, bem como prestar suporte psicossocial por meio de ações de prevenção in loco, medidas protetivas e assistenciais com vista a reduzir os agravos relacionados à doença e reinserção da pessoa ao convívio social, bem como atividades de incentivo a uma sociedade mais compreensiva com as questões de gênero, sexualidade e IST’s. Todas as atividades, iniciativas e projetos, de acordo com Resende, são pensados com base em dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Centro de Aconselhamento de Uberaba – CTA e Ministério da Saúde. Em sua efetividade e fundamentação são levadas em conta as diretrizes fundantes do Sistema Único de Saúde – SUS, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de políticas públicas sistematizadas e pensadas por equipes multiprofissionais e seus respectivos Conselhos.

Jorn. Rose Dutra