O vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD) está encaminhando aos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba; dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Uberaba (Sindae) e também ao Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) projeto de lei que regulamenta as relações de trabalho entre os servidores públicos e o Poder Executivo, da administração pública direta, autárquica ou fundacional, e a Câmara Municipal de Uberaba, definindo diretrizes para negociação coletiva, tratamento dos conflitos e exercício do direito de greve, dos servidores públicos do município.

Artigo da matéria, que tramita no Legislativo, prevê o reconhecimento do direito de greve dos servidores públicos, competindo-lhes decidir livremente sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam, por meio dele, defender. Fica também expressamente vedada a contratação de trabalhadores substitutos, enquanto perdurar a paralisação.

Marão agora quer discutir o projeto com as categorias. “Nosso objetivo é aprimorá-lo antes de sua apreciação pelos parlamentares. Considerando que a livre associação sindical, a negociação coletiva e o direito de greve são preceitos constitucionais indissociáveis do processo de democratização das relações de trabalho na administração pública, necessário se faz uma legislação que venha assegurar e ratificar todos os direitos dos servidores públicos, referente à negociação coletiva, tratamento dos conflitos e o exercício do direito de greve”, justificou, destacando ainda que “a proposição objetiva valorizar e assegurar a esses trabalhadores o direito de lutar por melhores condições de trabalho”, disse Marão.

A matéria ainda não tem data para ser votada no Legislativo.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

29/03/2017

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020