Marão critica decisão do governador de suspender Comenda da Paz

08/12/2020 12:41

O presidente do Legislativo, Ismar Marão, aproveitou a reunião desta terça-feira (08) para criticar a decisão do governador do Estado, Romeu Zema, de suspender, por tempo indeterminado, a entrega da comenda da Paz Chico Xavier. Segundo ele, não consegue entender a decisão do governador.

“Não é uma questão de religião, mas sim do homem que Chico foi e de sua importância para a cidade e o País”, afirmou Marão. Para ele, mais uma vez, Zema não valoriza a cidade de Uberaba, a exemplo do que aconteceu com a escolha recente de um novo procurador. “Ele poderia ter escolhido o promotor José Carlos Fernandes, que é uma das pessoas mais preparadas do Estado”, afirmou o presidente.

Marão fez questão de dizer que pretendia fazer um discurso mais duro, com uma nota de repúdio à atitude do governador, mas desistiu, levando em conta o respeito à figura do médium.

O vereador Alan Carlos da Silva disse que ficou extremamente chateado com a decisão. “Se for por causa dos gastos, poderia fazer uma homenagem online. Não é uma exclusividade dos espíritas, mas de todas as religiões”, acrescentou.

Alan também aproveitou para questionar o que o governador pretende investir na cidade, diferente do que aconteceu até agora, uma vez que tem uma relação estreita com a próxima prefeita.

A Lei número 13.394/1999, que instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier, foi uma proposta apresentada pelo então deputado estadual Paulo Piau. A homenagem é destinada a pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz, por meio de atividades relacionadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em prol do bem-estar da humanidade; contribuições literárias, artísticas e culturais; campanhas pacifistas; movimentos e manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão; trabalhos e projetos que combatam a fome e a miséria e que promovam a geração de emprego e renda; políticas e projetos voltados para o desenvolvimento da educação; ações e campanhas para o fortalecimento da família; contribuições ao desenvolvimento espiritual da humanidade; ações para a promoção da dignidade humana.

Até agora o governador não divulgou quando a homenagem poderá retomada.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU