Personalidades são agraciadas com Comenda Major Eustáquio pela CMU

24/05/2012 00:00

Compartilhar

Personalidades são agraciadas com Comenda Major Eustáquio pela CMU
A Câmara Municipal de Uberaba realizou, nesta quarta-feira (23), solenidade de entrega da Medalha Major Eustáquio. Quinze homenageados, acompanhados de familiares e amigos, reuniram-se no anfiteatro da Prefeitura Municipal para receber a comenda, considerada a mais significativa do Legislativo. Criada em 1985, pelo ex-vereador professor Murilo Pacheco de Menezes, a edição 2012 da homenagem contou com a participação dos deputados estaduais Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Carneiro Leão (PT).
A honraria tem como objetivo homenagear personalidades que, cada qual em sua área de atuação, contribuem para o desenvolvimento do município, promovendo o nome de Uberaba. Além das indicações individuais dos vereadores, os parlamentares, em conjunto, agraciaram Benedito Sebastião de Souza Coelho, o Pelé do Mercado Municipal. Figura histórica que, ainda hoje, circula por Uberaba com sua bicicleta que utiliza para fazer entregas. 
Em seu discurso, o orador e comandante da 5º RPM, coronel Laércio dos Reis Gomes, prestou homenagem à cidade ao citar e ilustrar datas e fatos que definiram os rumos da história do município. Ao encerrar sua participação, mencionou passagem da obra "O Pequeno Príncipe", lembrando tratar-se do segundo livro mais lido do mundo. Foi quando comparou Uberaba à rosa que o personagem perdeu em uma de suas passagens e a qual, para seu lamento, não conseguia encontrar. "Foi o tempo que perdeste com a rosa que a fez tão importante", voltou a citar trecho do livro, dirigindo-se aos agraciados, salientando que é o tempo que dedicam ao trabalho edificante que faz com que Uberaba seja uma cidade melhor a cada dia.   
Presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), por sua vez, relembrou quando trabalhou junto ao homenageado da 16ª legislatura, o Pelé, no Mercado Municipal, na década de 60. "Somos todos semelhantes, a figura de nosso criador. E hoje estamos aqui para homenagear aqueles que, a seu modo, fizeram - e fazem - a diferença em nosso município". Na ocasião, o presidente também aprovou o pronunciamento do comandante do 5º RPM, que, como ele, demonstrou o reconhecimento à importância do passado para a edificação do hoje.  
Foram agraciados: Antônio Carlos da Silva (vereador Itamar Ribeiro de Rezende); Daniel Gonçalves Pereira Júnior (Ver. Chiquinho das Zoonoses); Denise Malvina Dias Monteiro (Marcelo Machado Borges, o Borjão); Dom Paulo Mendes Peixoto (Almir Silva); Esther Luisa Hercos Fatureto (Lourival dos Santos); João Gilberto Bento (Tony Carlos); Cel. Laércio Dos Reis Gomes (Luiz Humberto Dutra); Marilda Arantes Loureiro (José Severino Rosa); Mário José Caetano Afonso (Carlos Godoy); Marta Beatriz Queiroz Fabre (Jorge Ferreira); Matusalém José Alves (Cléber Cabeludo); Murilo Pinto Ferreira (João Gilberto Ripposati); Robert Carlos Lyra (Samuel Pereira); Rosemar Rocha (Afrânio Cardoso de Lara Resende) e Benedito Sebastião de Souza Coelho (Pelé do Mercado Municipal ).

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados