Prefeita Elisa Araújo, vice-prefeito e 21 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura tomam posse em solenidade oficial

01/01/2021 11:35

Compartilhar

 

Os novos representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Uberaba assumiram seus mandatos a partir desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021. A reunião solene de posse da prefeita Elisa Gonçalves Araújo, o vice Moacyr Lopes e dos 21 vereadores eleitos para o mandato 2021/2024, da 19ª Legislatura, aconteceu no Centro Cultural José Maria Barra do Sesiminas, com transmissão pelo Youtube e pelo canal 4.3 da TV Câmara.

A solenidade teve início com um ato ecumênico, com representantes das igrejas católica e evangélica, além do seguimento espírita, representados pelo padre Saulo Emílio Pinheiro, o pastor Tiago Fogaça e pela líder espírita Sônia Maria Barsante Santos. A cerimônia contou, ainda, com a participação de integrantes da banda de música do 4º BPM, além de apresentações musicais com os cantores Stanley César do Carmo e Suelen Juliane Azevedo de Souza.

Os trabalhos iniciais foram presididos pelo vereador mais votado, Celso de Almeida Afonso Neto, que indicou o também eleito Diego Fabiano de Oliveira para ser o secretário ad hoc (temporário) da Mesa. Os dois conduziram os trabalhos para a posse dos 21 vereadores eleitos em novembro passado.

Após a apresentação dos eleitos, foi lido o Edital de Convocação, todos apresentaram os documentos exigidos pelo protocolo, fizeram o juramento e assinaram o livro de posse. Foram eleitos para representar a Câmara Municipal de Uberaba nos próximos quatro anos Celso de Almeida Afonso Neto (PP), Luciene Beatriz Fachinelli Barbosa “Lu Fachinelli” (PSL), Ismar Vicente dos Santos “Ismar Marão” (PSD), Rochelle Gutierrez Bazaga (PP), Marcos Adad Jammal (MDB), Cabo Diego Fabiano de Oliveira (PP), Alessandra Amaro Dias Pigem “Alessandra Abrigo dos Anjos” (Pode), Almir Pereira da Silva (DEM), Varciel Borges Rodrigues “Varciel Cabeleireiro” (PP), Elias Divino da Silva (Pode), Fernando Mendes das Chagas (MDB), Tulio Micheli Silva “Boca no Trombone” (PSL), Samuel Pereira (MDB), Anderson Donizeti de Souza “Anderson Dois Irmãos” (PSD), Denise de Stefani Max “Denise da Supra” (Patriota),

Caio Bernardo Fonseca de Godoi (Solidariedade), Professor Wander Araújo de Freitas (PSC), Paulo César Soares “China” (PMN), Luiz Carlos Donizete da Silva “Luizinho Kanecão” (PDT), Baltazar dos Reis Silvério “Baltazar da Farmácia” (DEM), e Pastor Eloísio José dos Santos (PTB).

Após a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, com a posse do presidente Ismar Marão, 1º vice-presidente Marcos Jammal, 2º vice-presidente Pastor Eloísio, 1ª secretária Lu Fachinelli e 2º secretário Almir Silva, foi realizada a entrega de pins oficiais a cada um dos parlamentares. Na sequência foi dado início à posse dos integrantes do Poder Executivo, sendo que a prefeita Elisa Gonçalves Araújo e o vice Moacyr Lopes apresentaram à Mesa Diretora os certificados de diplomação, conferidos pela Justiça Eleitoral, que ratificam a eleição.

O vice-prefeito foi o primeiro a ser chamado para prestar o compromisso de posse, seguido pela prefeita eleita. Na sequência, apenas o presidente eleito da Mesa Diretora, Ismar Marão, e a prefeita Elisa Araújo fizeram pronunciamentos.

Retrospectiva e agradecimentos - Em seu discurso, Marão fez uma retrospectiva da gestão anterior e destacou a alegria e satisfação de mais uma vez ser empossado vereador e inda mais de ser novamente eleito para a Mesa Diretora do biênio 2021/2022. Ele agradeceu aos demais integrantes da Mesa, afirmando que estão juntos para uma gestão que será pautada na responsabilidade, ética e transparência.

O presidente também agradeceu aos integrantes da Mesa do biênio 2019/2020 e aos dez vereadores que deram sustentação para uma gestão totalmente voltada a economia do erário público, a valorização dos servidores e a preservação do patrimônio histórico da Câmara Municipal.

“Temos a plena convicção do dever cumprido perante a sociedade Uberabense, dos esforços feitos e dos resultados alcançados por meio de uma gestão transparente e responsável”, afirmou. Segundo o vereador, no fechamento do biênio, a Câmara devolveu aos cofres do Município mais de R$ 2 milhões, o que aconteceu de uma maneira histórica para os 14 vereadores. “Tivermos a oportunidade de ver o alcance de nossas ações ao iniciar uma obra tão sonhada, como a UBS do São Benedito, além de 4,8 mil endoscopias, 600 colonoscopias, 900 exames de vistas, 1.200 cirurgias de cataratas, e ajuda na compra de mais de dez mil kits de testes rápidos para Covid-19”, se referindo aos investimentos feitos com o valor devolvido.

Além disso, conforme lembrou Marão, sob sua administração foi realizada a reforma do Paço Municipal e do espaço administrativo, restauração de móveis e do acervo histórico, devolveram a Prefeitura dois veículos, que eram utilizados pela Presidência, assim como aquisição de uniformes e crachás para todos os servidores, e a transformação do Paço Municipal em museu, projeto que ainda está em fase final.

Na gestão anterior também foi criada a Comissão de Consolidação e Compilação das Leis do Município, implantaram o envio eletrônico de indicações e requerimentos, que gerou uma economia de mais de dez mil folhas de papel por mês, construção de um estúdio para a TV Câmara e compra de vários equipamentos para transmissão, sendo possível, assim, não precisar contratar novamente a empresa que prestava este serviço, com uma economia mensal superior a R$ 20 mil.

“Essa Casa de Leis vive um momento histórico na sua trajetória, com a eleição de quatro mulheres, e isto trará um debate mais consistente, dinâmico. Isto mostra que o aumento de 14 para 21 cadeiras foi uma decisão acertada, tomada pela legislatura passada, fazendo que com a cidade seja muito melhor representada, democraticamente, na Câmara Municipal”, disse o presidente.

“Esperamos ansiosamente que a Câmara Municipal de Uberaba possa evoluir ainda mais nesses próximos anos nessa gestão que se inicia. Contamos com o apoio dos 20 vereadores, no que tange a responsabilidade, ética e transparência”, acrescentou.

Para Marão, é notória, na atual realidade, a dificuldade que o Legislativo possui. “E cabe a nós divulgar qual é a nossa verdadeira missão, que é de fiscalizar, debater, discutir e criar leis, com foco naqueles que nos garantiram a oportunidade de estar aqui hoje, a população de Uberaba”.

De acordo com o presidente, não é possível desconsiderar os dias de grandes lutas travadas no ano de 2020 contra o terrível Covid-19. “Por várias vezes tivemos que discutir o que seria mais importante, a morte de uma empresa ou de um ser humano, o que infelizmente ainda não chegou ao fim, pois o vírus insiste em assolar nossas vidas e trabalhos”, avaliou.

Marão também comentou que a Câmara abriu mão das transmissões das reuniões no Plenário para transmitir aulas para milhares de alunos das redes municipal e estadual de ensino nos últimos seis meses e que, se for necessário, fará o mesmo novamente, para atender a população.

Se dirigindo a prefeita e seu vice, o vereador afirmou que eles assumem a Prefeitura com uma responsabilidade gigantesca, primeiro pelo Governo passado, que deixa Uberaba em um eixo de desenvolvimento econômico

inquestionável, cada vez mais crescente, e, segundo, pelas várias obras entregues e outras a serem finalizadas. “Tudo isso sob a responsabilidade creditada sobre o seu governo, em razão da confiança depositada por meio das urnas em seu governo, fazendo com esta eleição entrasse para a história, com a primeira prefeita eleita”.

Segundo o presidente, é nesse contexto que precisam, de forma conjunta, Câmara Municipal e Prefeitura, trabalhar as oportunidades de emprego e de capacitação contínua, o trânsito diário em ruas pavimentadas, o andar dos pedestres pelas calçadas, a limpeza urbana, a iluminação dos logradouros públicos, o atendimento nos postos de saúde e hospitais, o bom ambiente escolar e a excelência do ensino, o esporte e lazer, o acesso à cultura, a prestação de serviços básicos de saneamento, a inclusão digital, a qualidade do transporte de massas, a manutenção das nossas praças e a segurança pública.

“Só assim que poderemos efetivamente medir o grau de desenvolvimento de nosso município, o que, definitivamente, só será possível com a união entre os poderes Executivo e Legislativo. Nesse sentido, não só podem como devem contar com a Câmara Municipal de Uberaba e seus 21 vereadores”, disse o recém-eleito presidente da Mesa Diretora.

Marão encerrou o discurso com uma frase de Bezerra de Menezes, “a política é a arte e a ciência de fazer o bem para todos” e, de acordo com ele, “isto mostra que todos nós temos uma parte para fazer”.

Agradecimentos e desafios - Em seu pronunciamento a prefeita Elisa Araújo agradeceu aos milhares de apoiadores e cumprimentou toda a equipe, com a qual ele e o vice trabalharam durante a campanha. “E os profissionais que confiam em nosso trabalho e seguem conosco na Prefeitura, neste novo desafio de governar para todos”, acrescentou.

Segundo Elisa, enfrentar uma eleição foi a experiência mais desafiadora da sua vida. “Enfrentei meus próprios obstáculos e encontrei em mim a força de uma mulher que nem eu mesma tinha consciência que existia. Uma força que foi incentivada todos os dias, nas ruas, no encontro com as pessoas. Pessoas que olharam nos meus olhos e disseram muitas vezes “você é a nossa esperança, siga firme, estamos juntos”. Agradeci todas às vezes, de coração, e agradeço agora como prefeita de Uberaba”.

Mas, segundo a prefeita, também encontrou nas ruas quem disse “a política é suja. Você não precisa disso”. Para esses eu respondia “não adianta a gente ficar só reclamando, é possível mudar, eu resolvi fazer a minha parte”.

Ainda conforme disse Elisa, com o passar do tempo foi percebendo que, apesar das dificuldades, era possível sim fazer diferente. “Nessa caminhada, há dois anos, conheci um homem íntegro, inteligente, divertido e idealista, o Moacyr. Sempre nos respeitamos e ele aceitou ser o meu vice. A nossa relação é de extrema confiança e de muita amizade. Tenho a felicidade de ter ao meu lado, neste desafio, esse guerreiro, trabalhador, que batalha pelo certo e pelo justo, sempre em busca do melhor para todos os uberabenses”.

Ela afirmou ter a honra de ser a primeira mulher a assumir a prefeitura de Uberaba em 200 anos. “É um momento histórico para a cidade e para a representatividade feminina na política. Somos iguais, homens e mulheres, em nossas capacidades e o nosso respeito mútuo é que nos faz avançar. Obrigada, Uberaba, por me conceder essa honra”, afirmou.

A prefeita lembrou que a partir de hoje assume a responsabilidade de governar junto com o vice-prefeito e a comunidade, a 6ª economia de Minas Gerais. Destacou que somos mais de 337 mil habitantes, trabalhadores e pessoas de bem, sendo que dentre os cerca de 225 mil eleitores, mais de 85 mil escolheram a mudança e confiaram a eles a missão de fazer a diferença.

Ela fez questão de dizer que são estreantes na carreira política e que nunca ocuparam nenhum cargo público. “Somos conscientes dos desafios. Estamos enfrentando uma pandemia que exigirá nesses dois primeiros anos de mandato, ações precisas para garantir a saúde da população e, ao mesmo tempo, não comprometer ainda mais o desenvolvimento econômico do nosso município”, avaliou.

Para Elisa, as áreas de saúde, educação e economia demandarão um esforço concentrado, e para tornar o plano de governo uma realidade, escalaram uma equipe de profissionais com expressivo conhecimento técnico para compor as secretarias e demais órgãos da administração direta.

“Sabemos que enfrentaremos muitos desafios, mas sabemos também que os desafios nos tornam mais motivados, fortes, equilibrados e conscientes. Vamos governar para todos, vamos governar com todos, inclusive, com o apoio dos servidores de carreira, os quais procuramos valorizar na composição dos cargos, pois eles conhecem bem a máquina pública”, argumentou.

Em seu discurso a prefeita ainda explicou que as pautas transversais de sua administração são saúde, segurança, geração de emprego e renda, combate à corrupção, educação de qualidade e transparência em todas as ações.

“Um povo saudável, estuda melhor, pratica esportes. Um povo educado não joga lixo no lugar errado, preserva a natureza, respeita a história, a cultura e a arte, valoriza as pessoas, ajuda o outro. Um povo que continua estudando, se qualifica profissionalmente, desenvolve a economia, gera oportunidade, inova, se engaja e cuida da cidade. Para que o nosso povo prospere a prefeita tem que ser o exemplo, tem que ir até o povo, ver, ouvir e tomar as decisões para mudar realidades. É assim que vamos trabalhar, com muito diálogo, ética, mas também com coração. Contamos com cada um de vocês, uberabenses, nessa missão”, finalizou Elisa, afirmando que agora ela e o vice são servidores do povo.

Na sequência o presidente da Câmara encerrou a cerimônia já convidando os vereadores recém-empossados para a primeira sessão da Legislatura, marcada para o dia 8 de fevereiro, a partir das 8h30, quando serão eleitas as Comissões Permanentes da Casa. A solenidade foi encerrada com a apresentação do Hino da cidade de Uberaba e assinatura da ata da reunião.

 

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU

01/01/2021

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados