Presidente da ABCZ fala sobre o lançamento da Expozebu na Câmara Municipal

24/04/2017 15:02

A Câmara Municipal recebeu nesta quarta-feira (20) o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges falou sobre a 83ª Expozebu, que será inaugurada dia 29 de abril.

O presidente Luiz Dutra (PMDB) recebeu Arnaldo Borges no gabinete, assim como o 1º secretário Alan Carlos da Silva (PEN), antes da participação do representante da ABCZ no Plenário. Dutra destacou como ponto principal a retomada da festa para a população, com o retorno dos shows. Segundo ele, quanto mais movimento, melhor para o produtor.

De acordo com o presidente da entidade, a primeira pergunta realizada pelas empresas é sobre o público do evento. O reflexo este ano já pode ser visto na área comercial, com um aumento de 53%. Além disso, conforme Arnaldo Borges, o número de animais já registrado até agora, 1.697, já ultrapassou os do ano passado, quando o evento recebeu 1.600 animais. As inscrições terminam no dia 24 e a expectativa é de chegar aos 2 mil inscritos.

Além dos shows de destaque nacionais nos dias 28, 29 e 30 de abril, a feira deste ano vai contar com outras novidades, como shows regionais, Festival de Food Trucks, e a Vila Universitária (com participação de várias universidades). Durante a atual gestão, iniciada em setembro de 2016, já foram plantadas 1.200 árvores no Parque Fernando Costa.

Também foi construído um alojamento com 31 quartos e capacidade para 320 pessoas, inclusive mulheres, atendendo todas as exigências do Ministério do Trabalho. A administração ainda construiu um quiosque para a prática de esportes, aberto a comunidade, um restaurante de 360 metros quadrados self-service, e outro em regime de happy hour, sendo que ambos vão funcionar o ano todo.

Entre as melhorias realizadas, teve a ampliação de 270 metros de rede de esgoto, novos banheiros na parte superior e a reforma da fachada do Parque. Além disso, Arnaldo Borges destacou a realização de outros eventos paralelos, como a Vitrine da Carne e do Leite. O chef Marcelo Bolinha vai ensinar a fazer churrasco com carne de segunda. A intenção é mostrar que é possível fazer um bom churrasco, desde que a origem do animal seja boa.

Outro chef, o francês Hervés Mous, vai fazer dinâmicas de produção de queijo e cursos de maturação de queijo e harmonização do alimento com bebidas. As dinâmicas são gratuitas, enquanto os cursos terão o custo de R$ 100.

O presidente Dutra destacou que a feira é mundialmente conhecida e um orgulho para todos os uberabenses. O vereador Samuel Pereira (PR) parabenizou a direção da ABCZ pela decisão de atender a solicitação da Câmara de retornar com os shows.  “Eu tenho a certeza de que será um sucesso”, afirmou Samuel.

Para Almir Silva (PR), a feira está retomando a oportunidade de levar de volta o público ao Parque Fernando Costa. O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR) destacou o marketing realizado no lançamento da feira para o Brasil. Ele aproveitou para fazer um pedido ao presidente da ABCZ. “Kaká” solicitou a criação de um espaço kids no show do cantor Luan Santana, a exemplo do que aconteceu no último show dele realizado na cidade. Segundo o vereador, é importante também atender as crianças, para que elas possam participar da festa.

O vereador Agnaldo Silva (PSD) lembrou a importância da FAZU, através da ABCZ, no trabalho que realiza com aprimoramento genético. Alan Carlos aproveitou para destacar a importância da presença do presidente da República, Michel Temer, na inauguração oficial, uma vez que há muito tempo isto não acontece, além de outras lideranças políticas.

O vereador Franco Cartafina (PHS) lembrou que a ABCZ é uma instituição privada, mas que a aproximação com o poder público pode gerar bons frutos. Os vereadores Denise Max (PR), Ronaldo Amâncio (PTB) e Rubério Santos (PMDB) também se manifestaram favoráveis as mudanças realizadas.

O presidente da ABCZ fez questão de lembrar outras atividades desenvolvidas durante a Expozebu, como o torneio leiteiro, o Museu do Zebu, e as homenagens que serão realizadas a criadores das raças zebuínas e outros. Arnaldo Borges disse, ainda, que estão confirmados 21 leilões e três shoppings.

A abertura oficial da Expozebu está marcada para as 10 horas do dia 29. Neste dia os brinquedos do parque serão liberados para as crianças, no período das 9 às 16 horas (exceto durante a abertura oficial).  O encerramento da festa vai acontecer no dia 7 de maio.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU